Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 14/05/2014 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

Apac coordenou a 2 reunio do Monitor da Seca

O Governo do Estado de Pernambuco, através da APAC, e da COMPESA, e com o Banco Mundial realizou 2° oficina de trabalho "Monitor de Secas do Nordeste (MSNE) e Planos de Preparação para a Seca", o evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de maio, no Hotel Dorisol, em Jaboatão dos Guararapes. O MSNE é uma experiência que reúne instituições federais e estaduais que atuam no Semiárido brasileiro na área de pesquisas científicaso Programa foi proposto a partir de o "Programa de Preparação para as secas e resiliência às mudanças climáticas".

O Monitor das Secas será um portal para que o gestor público encontre com facilidade as informações para tomar decisões sobre o período de estiagem. Nesse espaço, estarão disponíveis dados socioeconômicos, hidrológicos e meteorológicos. Com a proposta de integrar a rede de instituições que desenvolvem trabalhos de convivência com a seca.

Esta segunda oficina reuniu representantes e instituições estaduais e federais do semiárido para discutir o monitoramento e a elaboração de planos para preparação das secas. Informações e experiências adquiridas em um treinamento realizado nos EUA e no México, durante o mês de março, foram compartilhadas a fim de criar tecnologia para o monitoramento das secas no semiárido brasileiro.  As instituições, também, apresentaram as suas produções científicas de Tecnologias de Informação para o desenho do Monitor de Secas do Nordeste, contribuindo, assim, para que as ações governamentais sejam bem planejadas.