Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 23/05/2014 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

Diretora do projeto RainGain da Leesu de Pars faz visita a APAC

A pesquisadora italiana Rosa Vicari, "Chargée" de Comunicação do projeto transnacional Rain Gain esteve nesta última semana  em visita técnica de Intercâmbio Científico /Cultural a sede da Agência Pernambucana de Àguas e Clima (APAC),acompanhada pelo professor Jaime Cabral,Coordenador do Grupo de Recursos Hidrícos(GRH), da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Na agência, foram recepcionados pelo diretor presidente,Marcelo Asfora.


A professora Vicari dirige a  Comunicação  do Leesu-Laboratório de Água Meio Ambiente e Sistema Urbanos,da École des Ponts,Université de Paris,e París Tech, onde implementa e desenvolve  o projeto transnacional RainGain ,literalmente ganho de chuva ,que tem como finalidade otimizar as precipitações pluviométricas para melhorar as previsões pluviais nas cidades comtempladas pelo programa.


A frequência e os danos das inundações pluviais em áreas urbanas tendem  a aumentar como consequência das alterações climáticas e do crescimento urbano acelerado. Dessa forma,novas soluções são necessárias para lidar com tempestades intensas e para reduzir os riscos para as populações e infraestruturas.Para isto, o RainGain desenvolve e testa ferramentas com práticas inovadoras baseadas no uso de" radares de alta resolução", queestão em implementação em quatro(4) cidades-pilotos: Leuven,Londres,parís e Rotterdam.


Dentro do espaço de troca de experências entre as duas entidades, a gestora do RainGain documentou a visita com uma entrevista filmada com o presidente Marcelo Asfora,abordando o papel da Agência no contexto da execução  da Política Estadual de Recursos Hídricos ,a sua  missão como orgão gestor e executor do monitoramento hidrometeorológica , previsões de tempo e clima, além do apoio aos organismos de bacia hidrográficas e demais colegiados,que são espaços onde a sociedade manifesta seus interesses. 

Marcelo Asfora destacou, ainda no transcorrer da entrevista,os fundamentos e instrumentos para a implementação  das atividades e planos de Recursos Hídricos. "Essa atenção com os recursos hídricos não é tratada só como uma política de governo, mas como função e política de Estado,estabelecida como forma de presença e atuação do Poder Público para atendimento dos anseios da sociedade", concluiu Asfora.