Publicado em 16/06/2014 | Categoria: Mais Notcias

APAC apresenta quadro de metas do Progesto para Conselho Estadual de Recursos Hdricos

Na XXX Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, realizada no dia 10/06/2014, o Diretor Presidente da APAC Marcelo Asfora apresentou para a plenária o quadro de metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional Pela Gestão das Águas.

A APAC é a agência responsável pela coordenação das ações no âmbito do poder executivo estadual para a implementação do Pacto. O programa busca a construção de compromissos entre os entes federados, visando à superação de desafios comuns e à promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, sobretudo em bacias compartilhadas. Além disso, o pacto tem como meta promover a efetiva articulação entre os processos de gestão das águas e de regulação dos seus usos, conduzido nas esferas nacional e estadual, bem como fortalecer o modelo brasileiro de governança das águas, integrado, descentralizado e participativo.

Na Reunião do Conselho, o Secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria de Infraestrutura, Almir Cirilo,  também, apresentou as principais ações desenvolvidas pela Secretaria como a construção de barragens na Mata Sul e Agreste do Estado, que tem como objetivo  promover a contenção de possíveis cheias, além de possibilitar o armazenamento de água para o abastecimento. Almir Cirilo falou também do investimento em mapeamento digital a laser, em alta resolução através do  Programa Pernambuco Tridimensional. Esse trabalho é mais uma ação do projeto de sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, o PSHPE. Assim, quando o trabalho for concluído cada metro quadrado do território Pernambucano será conhecido em detalhe.