Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 04/08/2014 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

A Apac ser conduzida por Marcelo Asfora mais quatro anos

Após uma gestão de quatros anos à frente da Agência Pernambucana de Águas e Clima- APAC, o diretor presidente foi reconduzido para o cargo, por mais quatro anos, pelo governador João Lyra Neto, conforme Ato n°3074, datado de 05 de julho, com efeito a partir 10 de junho de 2014.

A Agência, criada em 2010, é uma autarquia especial, vinculada atualmente à Secretaria de Infraestrutura, que tem por finalidade executar a política Estadual de Recursos Hídricos, regular o uso da água, realizar o monitoramento hidrometeorológico e as previsões do tempo e clima do Estado.

Em quatro anos de atividades a Apac vem apoiando o Governo e a sociedade através do monitoramento e previsão do tempo e clima; monitoramento da quantidade e qualidade das águas dos mananciais; promovendo o uso racional das águas através da outorga e da fiscalização; atuando na proteção e conservação de nascentes e rios; elaborando estudos e planos relacionados aos recursos hídricos do estado; e fomentando a participação da sociedade na gestão compartilhada dos recursos hídricos, através da criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Gestores de Barragens.

 

 

A estruturação da sala de situação e fortalecimento da meteorologia tem possibilitado a APAC atuar com eficiência, em conjunto com a defesa civil, na redução dos impactos causados pelas chuvas intensas e ocorrência de enchentes. A previsão do tempo elaborada pela APAC tornou-se uma referência para o estado.

A elaboração de estudos e planos de bacia hidrográfica bem como a expansão e modernização da rede de monitoramento hidrometeorológio e de qualidade da água tem ampliado o conhecimento dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais no estado

Com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos tem realizado ações de proteção de nascentes, plantio de mata ciliar, conservação de áreas de preservação permanente em parceria com ONGS e prefeituras municipais.

O fortalecimento da estrutura do setor de outorga e de fiscalização tem sido fundamental para o disciplinamento e racionalização do uso da água no estado.

A participação da sociedade na gestão compartilhada das águas tem sido ampliada e fortalecida. Atualmente estão estruturados 19 Conselhos Gestores de Reservatórios e 8 Comitês de Bacia Hidrográfica.

Para Marcelo Asfora"Os desafios são imensos. Temos que continuar ampliando o conhecimento e a governança sobre os recursos hídricos no estado (com a participação essencial da sociedade) para garantir o acesso a água a todos os pernambucanos. E preciso ampliar e disponibilizar conhecimentos e instrumentos para assegurar o desenvolvimento social e econômico do estado tanto na região semiárida com em sua região litorânea", concluiu  Asfora.