Publicado em 04/08/2014 | Categoria: APAC em destaque

A Apac ser conduzida por Marcelo Asfora mais quatro anos

Após uma gestão de quatros anos à frente da Agência Pernambucana de Águas e Clima- APAC, o diretor presidente foi reconduzido para o cargo, por mais quatro anos, pelo governador João Lyra Neto, conforme Ato n°3074, datado de 05 de julho, com efeito a partir 10 de junho de 2014.

A Agência, criada em 2010, é uma autarquia especial, vinculada atualmente à Secretaria de Infraestrutura, que tem por finalidade executar a política Estadual de Recursos Hídricos, regular o uso da água, realizar o monitoramento hidrometeorológico e as previsões do tempo e clima do Estado.

Em quatro anos de atividades a Apac vem apoiando o Governo e a sociedade através do monitoramento e previsão do tempo e clima; monitoramento da quantidade e qualidade das águas dos mananciais; promovendo o uso racional das águas através da outorga e da fiscalização; atuando na proteção e conservação de nascentes e rios; elaborando estudos e planos relacionados aos recursos hídricos do estado; e fomentando a participação da sociedade na gestão compartilhada dos recursos hídricos, através da criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Gestores de Barragens.

A estruturação da sala de situação e fortalecimento da meteorologia tem possibilitado a APAC atuar com eficiência, em conjunto com a defesa civil, na redução dos impactos causados pelas chuvas intensas e ocorrência de enchentes. A previsão do tempo elaborada pela APAC tornou-se uma referência para o estado.

Com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos tem realizado ações de proteção de nascentes, plantio de mata ciliar, conservação de áreas de preservação permanente em parceria com ONGS e prefeituras municipais.

O fortalecimento da estrutura do setor de outorga e de fiscalização tem sido fundamental para o disciplinamento e racionalização do uso da água no estado.

A participação da sociedade na gestão compartilhada das águas tem sido ampliada e fortalecida. Atualmente estão estruturados 19 Conselhos Gestores de Reservatórios e 8 Comitês de Bacia Hidrográfica.

Para Marcelo Asfora"Os desafios são imensos. Temos que continuar ampliando o conhecimento e a governança sobre os recursos hídricos no estado (com a participação essencial da sociedade) para garantir o acesso a água a todos os pernambucanos. E preciso ampliar e disponibilizar conhecimentos e instrumentos para assegurar o desenvolvimento social e econômico do estado tanto na região semiárida com em sua região litorânea", concluiu  Asfora.