Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 25/08/2014 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Marcelo Asfora da APAC fala sobre Clima e Convivncia com as Secas em Frum do SEBRAE/PE.

Em uma reunião de trabalho com as 12 entidades empresariais componentes do Conselho Deliberativo do SEBRAE, preparatório do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, o Diretor Presidente da APAC-Agência Pernambucana de Águas e Clima- Marcelo Asfora apresentou palestra sobre as atividades da Agência referentes à coleta e tratamento de informações e previsões do Clima e de Políticas e Ações de mitigação e convivência com as Secas.

A reunião realizada na terça 19, na sede do SEBRAE ,antecedeu a abertura do Fórum Permanente, que aconteceu na quarta-feira 20/08,com a palestra do Dr.Michael J.Hayes, diretor geral do National Drought Mitigation Center(Centro Nacional de Mitigação das Secas dos Estados Unidos),localizado na Universidade de Nebraska-Lincoln/EUA. Na sua apresentação, o presidente da APAC falou sobre a criação e a missão da agência no cenário da Política Estadual de Recursos Hídricos, e suas ações específicas para o fortalecimento da hidrometeorologia, do monitoramento e previsões de tempo e clima, da prevenção, mitigação e adaptação aos efeitos de eventos extremos, consequências das mudanças climáticas.

Marcelo Asfora destacou também a infraestrutura tecnológica para o monitoramento que conta com uma Rede Pluviométrica Convencional, que opera atualmente com 149 pluviômetros, a Rede de Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) sendo 12 de Agrometeorologia,33 de hidrometeorologia, 11 meteoroloógicas, 140 Telepluviômetros e mais 20 PCDs em processo de aquisição, que visam melhorar o acompanhamento das chuvas em tempo real na RMR do Recife ,além disso conta com o Monitoramento por Satélite,(GOES e Meteosat). A Apac investirá seis (6) milhões de dólares em um Radar Meteorológico, com funcionamento previsto para o próximo ano. Aquisição e instalação deste RADAR METEOROLÓGICO visa melhorar o monitoramento e previsão de eventos meteorológicos extremos

Dando sequência à pauta do Fórum, na quarta 20, Michael J. Hayes dissertou sobre o tema "As secas: abordagem em longo prazo" o estudo americano enfatiza as medidas que podem ser tomadas para reduzir a vulnerabilidade à seca a partir do planejamento e do uso de técnicas adequadas à gestão de riscos. Um dos trabalhos desenvolvidos no Centro Nacional é fazer com que a sociedade reaja proativamente e uma das maneiras de fazer isso é levar informações sobre a importância das águas em uma linguagem acessível para as comunidades e para os produtores, para que seja possível mitigar os efeitos causados pelas secas. O Centro foi criado em 1995, nos Estados Unidos e utiliza informações de 350 organizações distribuídas no território americano para elaborar seus boletins.