Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 07/01/2015 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

Tecnologia e empreendedorismo reforam a economia no Vale do So Francisco

Os empreendedores e jovens talentos do Sertão do São Francisco receberam um incentivo importante que vai impulsionar a economia da região. O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (29/12), em Petrolina, o Expresso Empreendedor e o lançamento do Armazém da Criatividade. Os dois equipamentos funcionam no Centro de Convenções Nilo Coelho e fazem parte da política de interiorização do desenvolvimento promovida, nós últimos anos, pelo Governo de Pernambuco. Para o secretário da Micro e Pequena Empresa, Osíris Caldas, esse será o legado do atual Governo, que encerra um ciclo de oito anos de gestão. "Nós conseguimos executar todos os objetivos estratégicos propostos e o resultado é muito positivo", avaliou o secretário.

 

        O Expresso Empreendedor funciona integrado à Agência do Trabalho. O espaço vai oferecer todo o suporte para o micro e pequeno empresário. Além da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a central de atendimento conta com parceiros importantes, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, disse que espaço vai impulsionar a formalização de novas empresas na região. "A consultoria diferenciada vai, de fato, contribuir para a profissionalização das empresas, que somam uma parcela significativa na região", comentou o gestor. 

 

        Com foco no desenvolvimento de inovação e da economia criativa, o Armazém da Criatividade vai estimular o surgimento de projetos em tecnologia da informação, considerando o arranjo produtivo local. O recrutamento dos primeiros seis empreendedores começa em março, com o lançamento do edital, e a infraestrutura será entregue em julho. Em cinco anos, o Governo de Pernambuco vai Investir R$ 58 milhões no projeto, que é considerado a consolidação do desenvolvimento sustentável através do conhecimento. "A nossa intenção é criar um ambiente atraente para os jovens e ampliar os negócios gerados em toda a região do Vale do São Francisco", disse a superintendente de Empreendedorismo do Porto Digital, Ana Roberta, durante o seu discurso. 

 

        Para Osíris, o Armazém vai proporcionar uma nova identidade de desenvolvimento econômico da região. "Aqui nós vamos tratar, receber e incubar tudo aquilo que possa se inovador, principalmente as atividades voltadas para o Sertão do São Francisco", resumiu o secretário, lembrando que os projetos selecionados pelo Armazém ficarão prontos para o consumo em 18 meses, e dentro desse período receberão todo o apoio da equipe. "Nós vamos receber esses empreendedores e orientar da melhor maneira possível, respeitando o arranjo produtivo local e também as suas preferências", disse o secretário, pontuando que para ambos os projetos não  há um perfil específico e nem uma idade limite, basta apenas ter uma boa proposta e vontade de empreender com profissionalismo.