Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 05/05/2015 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

PERNAMBUCO ADQUIRE RADAR DE LTIMA GERAO

Equipamento de alta tecnologia alemã terá gestão de operação e monitoramento realizada pela APAC..


O Governo de Pernambuco, através da SDEC e com recursos do Banco Mundial, está adquirindo um radar de última geração (banda S, Dopller om dupla polarização) para melhorar ainda mais a previsão de chuvas no Estado. Através do radar os meteorologistas da APAC conseguirão observar o deslocamento e atuação de nuvens e núcleos de instabilidade, responsáveis por chuvas intensas e tempestades, permitindo uma previsão mais precisa da intensidade da chuva e da área onde a mesma vai ocorrer.

 

Atualmente para o monitoramento e previsão meteorológica no estado, a APAC possui uma rede de estações meteorológicas, agrometeorológicas, pluviômetros convencionais e automáticos, antenas para recepção de imagens de satétites meteorológicos, bem como modelos regionais de previsão, além das informações compartilhadas com outros centros. Com incorporação do radar à rede será possível uma maior efetividade nas previsões de curtíssimo prazo (aproximadamente 2 horas), melhorando a precisão dos avisos de chuva. Isto resultará em melhores informações para atuação da Defesa Civil, no caso de chuvas intensas, e para a qualidade de vida das pessoas que poderão programar melhor suas rotinas naquilo que depende da chuvas, e suas consequências. Também será muito útil, entre outras, para as atividades agrícolas e proteção de infraestruturas, pois permitirá conhecer com exatidão as áreas onde efetivamente irão ocorrer as precipitações.



O novo Radar,custou em Euros; 2.124.912,00(dois milhões cento e vinte quatro mil e novecentos e doze,mais um total de até R$3.359,456,00(três milhões trezentos e cinquenta e nove mil,quatrocentos e cinquenta e seis reais). O moderno equipamento será instalado no município de Chã Grande e terá um raio de ação de aproximadamente 250km, permitindo a observação das regiões do Litoral/Mata, Agreste e parte do Sertão (até Salgueiro). A integração dos dados gerados pelo radar adquirido ocorrerá com aqueles radares existentes atualmente em Petrolina-PE, Maceió-AL,Natal-RN,e Salvador -BA, instalados pelo CEMADEN-Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres, do Governo Federal.

 

Com a homologação da licitação, publicada no DOE-PE de 29/04/2015, a expectativa é que o radar esteja operacional para acompanhar as chuvas da RMR em 2016. A empresa vencedora, a alemã SELEX ES GMBH, será responsável pelo fornecimento do radar, e sua instalação (incluído obras civis), bem como a implantação dos sistemas de processamento, treinamentos e manutenção e peças sobressalente por dois anos.