Publicado em 11/05/2015 | Categoria: APAC em destaque

Palestra sobre Gesto de Recursos Hdricos das Bacias Hidrogrficas

Palestra de Marcelo Asfora sobre gestão das àguas dos Reservatórios da Bacia do GL2.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana,da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, e o Comitê de Bacias Hidrográficas Metropolitano Sul/GL2, promoveram na última segunda 27 de abríl, evento sobre Gestão das Àguas, com palestra do diretor-presidente da APAC-Agência Pernambucana de Àguas e Clima, Marcelo Asfora.

A reunião foi realizada no Auditório da sede da Prefeitura Municipal do Jaboatão, e foi coordenada pela superintendente de Meio Ambiente da Secretaria, Sandra Ferraz.

A palestra contou com a participação do secretário executivo de Meio Ambiente e Gestão Urbana Carlos Sampaio,representando o prefeito Elias Gomes, e o secretário Heraldo Selva, de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade,que estavam fora do Estado.

O evento, contou também com a presença da secretária executiva de Projetos Especiais da Prefeitura, Fátima Lacerda e de outras autoridades do município, da gerência de Apoio aos Organismos de Bacias, Hermelinda Rocha, e equipe técnica da APAC, além de lideranças do Comitê Metropolitano Sul/GL2,que interagiram,participando dos debates que se seguiram a palestra .

O presidente Marcelo Asfora,abordou o compartilhamento da gestão das àguas, a âmbito da Política de Recursos Hídricos do Estado,as principais atribuições deliberativas dos comitês,a sua importância nas atribuções propositivas,e consultivas,as principais dificuldades e a necessidade da articulação e atuação das entidades nas ações transformadoras, e elencou as ações que estão em desenvolvimento.

Foi enfocado também,a situação climática,a atual realidade dos rios e reservatórios nas bacias da àreas do municípios,e quais as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco na gestão dos recursos hídricos.