Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 07/08/2015 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

SDEC, APAC e BID firmaram Convnio de Cooperao Tcnica

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco-SDEC, através da Agência Pernambucana de Águas e Clima-APAC, firmou o Convênio de Cooperação Técnica BR-T1305 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID com o objetivo de desenvolver e operacionalizar um conjunto integrado de metodologias e ferramentas para a gestão otimizada dos recursos hídricos no estado.


Como parte deste projeto serão realizados estudos para avaliação econômica (custos e benefícios) dos diferentes usos da água no estado (indústria, saneamento, agricultura, produção de energia etc). Estes estudos têm como objetivo incluir a variável econômica nos processos de tomada de decisão para a alocação prioritária da água e de investimentos em infraestrutura.


A reunião teve como objetivo conhecer as metodologias e ferramentas disponibilizadas pelo BID para este tipo de análise e definir os setores e bacias do estado onde o Governo deseja que estes estudos sejam realizados.


Foram convidados os órgãos estaduais que atuam nas áreas de Agricultura, Energia, Infraestrutura Hídrica, Saneamento, Meio Ambiente e Planejamento para que, juntamente com a SDEC e APAC, apontem as prioridades em seus respectivos setores.


Comandou a missão do BID o Sr. Fernando Miralles-Wilhelm, Conselheiro e Especialista Lider da Divisão de Água e Saneamento do BID; além da participação de Pedro Coli Valdés Daussa, Especialista em Infraestrutura e Meio Ambiente desta mesma divisão; o Jorge Escurra, PhD em Hidrólogia; e Justin Baker (via SKIPE), Economista Agrícola. Estes dois últimos representantes da Research Triangle Institute (RTI), empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão que serão implantados no estado.


A Reunião apresentou a seguinte pauta de trabalho:

 

- Boas vindas e apresentações;

- Apresentação da Cooperação Técnica: ações previstas e resultados esperados;

- Iniciativas do BID para a avalição de cenários alternativos de alocação de água;

- Identificação das áreas de interesse para desenvolvimento dos estudos em Pernambuco.

 

Com os pontos focais dos estudos definidos, as instituições envolvidas indicaram os técnicos para as reuniões do segundo dia de trabalho na APAC.