Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/08/2015 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Apac recebe visita do IPA e da Texas A&M University

 

 

Na quarta-feira, 19 de agosto de 2015, os pesquisadores da Texas A&M University, Raghavan Srinivasan e Sorin Popescu, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Antônio Raimundo, o gerente do Departamento de Pesquisa do IPA, Geraldo Majella, foram recepcionados pela equipe técnica da Apac para reunião de trabalho. No encontro, pode-se conhecer o software capaz de monitorar a água e o solo do estado de Pernambuco, desenvolvido através do Convênio de Cooperação Internacional firmado entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Texas A&M University.


Batizado de Super (Sistema de Unidade Hidrológica de Pernambuco), a ferramenta será uma versão adaptada para o estado de outra já existente, chamada Humus. Aplicada no estado americano do Texas, esta ferramenta foi implantada em parceria com o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Com estimativa para ser implantada no estado em 2016, a nova ferramenta permitirá a captação, via radar, de informações sobre clima, vegetação, solo e disponibilidade hídrica. Com esse banco de dados disponível na internet, as informações poderão ser cruzadas para otimizar recursos, prevenir catástrofes e ter o aproveitamento integral da água e do solo.


De acordo com o diretor-presidente da Apac, Marcelo Asfora, tanto o IPA como a Agência, e principalmente a sociedade, se fortalecem com novas ferramentas para avaliação climática e hidrológica. "Esse monitoramento apontará o impacto nas atividades produtivas, e podem gerar alternativas para que possamos lidar com o desafio que é produzir, prever e gerenciar medidas de aproveitamento tanto dos recursos hídricos, como da produção agrícola".