Publicado em 13/11/2015 | Categoria: APAC em destaque

Marcelo Asfora apresenta cenrio sobre "Questes Hdricas" no Estado de Pernambuco no Crea-PE

O diretor presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Cauás Asfora, apresentou o cenário atual das questões hídricas no Estado e respondeu aos questionamentos dos representantes do Conselho no Interior de Pernambuco.durante a 9ª reunião com os Inspetores  do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco(Crea-Pe).

Em seu pronunciamento de abertura, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, agradeceu a presença de todos os inspetores e a disponibilidade de Asfora de participar da reunião e dirimir as dúvidas existentes. Esse convite veio de uma reunião entre a presidência e os inspetores. Surgiu daqui essa demanda. A questão hídrica de todo o Estado esteve em pauta desde o principio dessa gestão, pontuou Alencar.

Marcelo Asfora destacou que a problemática da seca ainda assusta os nordestinos. "O que nós precisamos fazer é saber enfrentar os efeitos e as peculiaridades da seca em cada região"

.  Na oportunidade, Asfora, que também é profissional integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua, destacou a ampliação da atuação do Conselho pernambucano. "Eu fico muito feliz de encontrar um Conselho profissional mais voltado para a sociedade. É possível notar a diferença", diz Asfora e observa que o Crea-PE está deixando aos poucos de ser apenas um orgão cartorial ,para ir em busca da melhoria dos profissionais do segmento.

Ainda em sua fala, destacou"o papel da Engenharia no desenvolvimento do país e que as profissões dessa área do saber são conhecidas por terem contribuído decisivamente para o processo de desenvolvimento do Brasil. Por isso, me alegro em ver um Conselho voltado para isso", afirmou. Na ocasião, Evandro Alencar agradeceu os elogios e disse que o ideal ainda está sendo alcançado. "Estamos melhorando e temos muito o que fazer", disse Alencar.

ÁGUAS DE PERNAMBUCO

Segundo dados apresentados pelo gestor, 88,6% da área de Pernambuco está situada na região do Semiárido brasileiro e 122, dos 185, municípios do Estado estão localizados nesse perímetro.Aliado a esses itens,"nós temos uma topografia que não permite reserva de água. Temos essa limitação física", ponderou. Ainda segundo ele,"apesar de fazermos parte da mesma região, cada estado tem a sua diferença," e fez um levantamento histórico da seca no Nordeste. "Temos seis séculos de seca e ainda não sabemos conviver com ela. É só lembrarmos das grandes secas. Por causa dela, o Ceará, no ano de 1915 criou campos de concentração para flagelados e deu início a indústria da seca", explicou.  Ele ainda apresentou os tipos de seca e os impactos climáticos dos fenômenos meteorológicos El Niño, La Ninã e Dipolo do Atlântico.

Para finalizar,  respondeu diversas dúvidas dos inspetores e disse ter total interesse em parceria com o Crea-PE para fiscalizar os poços artesianos que estão sendo furados sem outorga no Interior do Estado. Por fim, Evandro agradeceu os esclarecimentos e prometeu dar continuidade ao diálogo para formalização de ações conjuntas.

(com a colaboração de Rui Gonçalves da
ASC do Crea-PE)