Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 18/03/2016 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Apac celebra o Dia Mundial da gua 2016

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 22 de março como Dia Mundial da Água. Desde 1998, o Estado de Pernambuco comemora este dia difundindo a gestão das águas e buscando conscientizar a população sobre o uso racional da água. Em 2016, a Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac realizará diversos eventos em todo o estado.


O tema escolhido pela ONU para este ano é Água e Emprego. Ele destaca como a água e os trabalhos têm o poder de transformar a vida das pessoas: a água é fundamental para a sobrevivência humana, o meio ambiente e a economia. Além disso, o trabalho digno pode proporcionar renda e pavimentar o caminho para avanços sociais e econômicos mais amplos. Hoje, quase metade dos trabalhadores do mundo – 1,5 bilhão de pessoas – trabalham em setores relacionados com a água e quase todos os postos de trabalho dependem dela e daqueles empregos que garantem fornecimento de água seguro. No entanto, milhões de pessoas que trabalham com água, muitas vezes não têm seus empregos reconhecidos ou protegidos por direitos trabalhistas básicos. Tomemos o exemplo de jovens mulheres que têm que andar por horas todos os dias para buscar água para suas famílias. Este é um trabalho. Mas não é pago e não é reconhecido. Se o fornecimento de água fosse assegurado nesses locais, ao invés disso, estas meninas poderiam estar na escola.


Para estudantes da rede pública, as comemorações deste ano ocorrerão entre os dias 21 e 23 de março. Serão promovidas visitas ao Museu Espaço Ciência, onde serão realizadas atividades práticas e interativas com conteúdos educativos sobre usos adequados e práticas de preservação dos recursos hídricos e sua relação com o meio ambiente. São esperadas as visitas de 2.700 alunos de escolas públicas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista. Promovem este evento: Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ Apac/ Compesa/ Suape, Secretaria de Ciência e Tecnologia/ Museu Espaço Ciência, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade/ CPRH.


Já os Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselhos Gestores de Açudes de todo o estado estenderão as comemorações do dia 19 de março ao dia 8 de abril de 2016. Entre as atividades, passeio ciclístico, corrida ecológica, exposições de fotografias, concurso de fotografia entre estudantes de ensino médio, palestras, visita a nascentes.


Confira aqui a programação detalhada.