Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 23/03/2016 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

23 de maro - Dia Meteorolgico Mundial



Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os últimos decênios têm sido sistematicamente mais quentes que os anteriores. E o ano 2015 – com o impulso adicional de um intenso El Niño – foi o mais quente desde que começaram as observações modernas no fim do século XIX.


A mudança climática está alterando o ritmo natural das estações e está aumentando a frequência e a intensidade de determinados fenômenos meteorológicos extremos, como as ondas de calor, as secas ou as chuvas fortes. As mudanças atuais são uma antecipação de um futuro mais quente, mais seco e mais úmido.


Enquanto isso, graças aos avanços científicos, estão sendo criados cada vez mais informações e serviços climáticos de grande utilidade em apoio à capacidade de resistência, adaptação e mitigação no âmbito do clima. A rede mundial de Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais pode contribuir de maneira significativa e proporcionar as observações, investigações e serviços operativos climáticos que a sociedade necessitará para “enfrentar o futuro”, afirma a Organização Meteorológica Mundial.


O significado da data – O Dia Meteorológico Mundial comemora, desde 1961, a entrada em vigor da convenção que instituiu a OMM (23 de março de 1950), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. A cada ano, as celebrações da data concentram-se em um tema da atualidade definido pelo Conselho Executivo da OMM.


 

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)