Publicado em 02/04/2016 | Categoria: APAC em destaque

Mais gua para o Agreste

O governador Paulo Câmara assinou, na sexta-feira (01.04), a ordem de serviço para a implantação do sistema adutor, a partir da Barragem de Tabocas, que fica próxima ao Distrito de Serra dos Ventos, em Belo Jardim. A partir de um aporte de R$ 1,9 milhão, o Governo, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), vai reforçar o abastecimento de água para 70 mil habitantes da região.

O chefe do Executivo estadual pontuou que a obra é mais uma complemento bancado pelo Governo de Pernambuco para minimizar os efeitos da estiagem. "As obras estruturadoras necessárias são a Transposição do Rio São Francisco e a Adutora do Agreste. Esta última está praticamente parada. Esse sistema que vamos implantar em Belo Jardim vai ajudar a diminuir o sofrimento da população", afirmou Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, destacou a importância da água para o crescimento econômico da região. "Essa infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento dos polos industriais e tecnológico de Belo Jardim", frisou o gestor, adiantando que o Grupo Moura anunciou uma expansão no parque fabril da cidade no valor de R$ 200 milhões.

A obra, que será finalizada dentro de seis meses, será mais um complemento ao Sistema Integrado de Belo Jardim. A barragem possui capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos e atualmente está com 75% do seu volume total. Belo Jardim é abastecida pelas barragens de Bitury e Pedro Moura, que se encontram em colapso. Diante disso, essa intervenção vem para suprir uma demanda da região que sofre com uma seca há cinco anos.