Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 11/04/2016 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Seminrio de Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresenta os resultados da pesquisa que realizou sobre alterações do clima no estado de Pernambuco e os impactos desse processo na população no Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima, evento que será realizado no dia 12 de abril, às 9h, no Hotel Golden Tulip Recife Palace.


O estudo é uma das atividades realizadas no âmbito do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, executado pela Fiocruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo da iniciativa é avaliar o potencial dos municípios para sofrerem impactos e a sua capacidade de responder aos riscos gerados pelo aquecimento global às populações de seis estados: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco, sendo este último um dos representantes da região nordeste do país. Também está em fase de desenvolvimento uma ferramenta, um software, para mensurar a vulnerabilidade humana às alterações do clima, conforme cada município.


As pesquisas realizadas sobre o estado consideram informações de cada município relacionadas a fenômenos extremos, a exemplo de tempestades, e doenças vinculadas ao clima, entre elas, a dengue e leishmaniose. Dados sobre a população, envolvendo saúde e condições socioeconômicas e a capacidade dos municípios para lidarem com as mudanças climáticas também são utilizadas para calcular o Índice Municipal de Vulnerabilidade aos Impactos de Mudança Climática.


O coordenador do projeto e pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Ulisses Confalonieri, destaca que a partir dessa combinação de informações, é possível ter um retrato sobre os municípios e identificar os elementos que os tornam mais e menos vulneráveis em relação à capacidade de adaptação às mudanças do clima.Os indicadores serão muito úteis para a administração estadual. Por meio desse instrumento e a análise de mapas e gráficos, será possível identificar qual parte do território está mais e menos vulnerável às alterações do clima e os mais aptos a se recuperar de possíveis impactos climáticos”, avalia.


Além da divulgação de resultados sobre as mudanças do clima no estado, durante o seminário será feita uma apresentação sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima e debates sobre as alterações climáticas no país e questões relativas à vulnerabilidade das populações. O seminário também visa promover o diálogo e a aprendizagem sobre temáticas socioambientais em Pernambuco e disseminar a metodologia do projeto e a sua importância para a gestão municipal e estadual. O evento é voltado para gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde e meio ambiente, universidades, defesa civil, instituições que atuam na área de recursos hídricos, organizações não governamentais, órgãos relacionados ao meio ambiente e comitês de bacias.


Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima

12 de abril (terça-feira)

Horário: 9h às 17h                                

Hotel Golden Tulip Recife Palace (Avenida Boa Viagem, 4070, Boa Viagem – Recife)


Programação

·         09h00 - Abertura


·         09h30 - Apresentação do Fundo Nacional Sobre Mudanças Climáticas (Marcos Estevan Del Prette  - Gerente do Fundo Clima/ MMA)


·         10h00 - Mudanças Climáticas em Pernambuco (Paulo Teixeira - Gerente geral de Desenvolvimento Sustentável/SEMAS)


·         11h00 - Resultados preliminares do mapeamento da cobertura natural do estado de Pernambuco (Hernande Pereira - Pesquisador do IFPE e Coordenador do  GEOSERE/UFRPE)


·         13h30 - Vulnerabilidade ao clima no Brasil (Ulisses Confalonieri - Pesquisador titular da Fiocruz)


·         14h30 - Apresentação de resultados para Pernambuco (Ulisses Confalonieri - Pesquisador titular da Fiocruz)


·         16h00 - Debate

 

·         16h45 - Encerramento