Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 27/12/2016 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

A primavera passou e vem chegando o VERO


Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2016, a partir das 07h44min, se inicia o VERÃO no Hemisfério Sul, e se estenderá até o dia 20 de março de 2017, até às 07h29min.


O posicionamento da Terra nesse período faz com que o Sol forme um ângulo de 23,5°S. Assim, o Sol ilumina o Hemisfério Sul por mais tempo. Por isso, os dias serão maiores que as noites.


O verão é caracterizado por ser a estação mais quente: as temperaturas médias ficam mais elevadas. Em Pernambuco as temperaturas máximas médias são de 32°C no Sertão, de 30°C no Agreste e 31°C na Zona da Mata e Litoral.


As regiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral estão fora quadra chuvosa do estado, embora ainda ocorram alguns registros de precipitações, as quais são provocadas por Vórtices Ciclônicos dos Altos Níveis (VCANs). No Sertão, tem início o período chuvoso que se estende até o mês de abril.  Nesses meses há ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas, provocadas pela passagem dos VCANs e, também, pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).


Nos meses correspondentes ao verão, são registrados os maiores índices pluviométricos no Sertão (média de 360 mm no Sertão de Pernambuco e 330 mm no Sertão do São Francisco). No Agreste tem-se, em média, 217 mm. Já na Zona da Mata, 315 mm, e no Litoral 490 mm aproximadamente.