Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 15/03/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Monitor de Secas do Nordeste - ATUALIZAO DE FEVEREIRO

A atualização do Monitor de Secas do Nordeste é resultado do que foi observado em fevereiro de 2017 com indicadores que refletem a evolução da estiagem na região.


Na Região Nordeste, em fevereiro de 2017, a ocorrência e intensificação das chuvas no Nordeste estiveram associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente nas áreas mais ao norte da Região, onde foram registrados os maiores volumes. As chuvas ficaram acima da média histórica em grande parte dos estados do Maranhão e do Ceará, oeste da Bahia e Rio Grande do Norte, norte e sudeste do Piauí. Por outro lado, na maior parte dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, além de uma grande área na Bahia, as chuvas foram mais escassas, ficando abaixo do normal. Nas demais áreas do Nordeste brasileiro, as precipitações ficaram em torno da normalidade.


Em Pernambuco, as poucas chuvas que ocorreram no mês de fevereiro ficaram abaixo da média histórica em todo o Estado, dando continuidade à seca de severidade excepcional (S4) no Sertão e Agreste pernambucano e de severidade extrema (S3) no litoral.


De acordo com os modelos meteorológicos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos, a previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2017 é de chuvas abaixo da média em todo o estado de Pernambuco.


NARRATIVA COMPLETA - FEVEREIRO DE 2017

MAPA DE FEVEREIRO DE 2017

PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O PERÍODO DE MARÇO A MAIO DE 2017