Publicado em 11/04/2017 | Categoria: APAC em destaque

Governador Paulo Câmara faz a entrega do Plano Urbano Ambiental de Toritama

Encerrando a segunda rodada do Pernambuco em Ação, o governador Paulo Câmara anunciou uma série de obras e ações estruturadoras para fortalecer as áreas de abastecimento hídrico, saneamento básico, educação, agricultura, saúde e mobilidade urbana na região do Agreste Setentrional. Juntas, as intervenções vão receber um investimento de R$ 121 milhões. O chefe do Executivo estadual fez um balanço da passagem do seminário pelo Agreste Pernambucano.

"A gente tem a felicidade de estar aqui, hoje, para liberar mais de R$ 120 milhões para a região do Agreste Setentrional, com a certeza de que esses recursos vão ser aplicados em favor da população e da melhoria da educação, do saneamento, da água e de tantas outras áreas importantes. São ações necessárias que, diante de um cenário tão difícil, mostra que Pernambuco está no caminho certo, que estamos empenhados por um Estado melhor para todos", avaliou o governador. Paulo defendeu ainda que, apesar das dificuldades, o Governo continua investindo, executando as obras e garantindo a oferta dos serviços.

FOTO: Aluísio Moreira

No evento, o governador Paulo Câmara e o diretor-presidente da Apac, Marcelo Asfora, realizaram a entrega do Plano Urbano Ambiental de Toritama ao prefeito do município, Edilson Tavares. O plano complementa as ações relacionadas no Plano Diretor do Município (2006) e integra o Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE), cujo o objetivo principal é o de ampliar o acesso à água em qualidade e quantidade adequadas, e ao saneamento básico de forma sustentável.

Com a implantação do Plano, a população do município será diretamente beneficiada. Outros municípios, especialmente aqueles abastecidos pela barragem de Jucazinho, serão indiretamente beneficiados: Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho.

Na ocasião, também  foram liberados R$ 1,5 milhão, através do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), para atender dez municípios do Agreste Setentrional: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, João Alfredo, Machados, Passira, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá e Surubim. Os recursos serão implantados em obras de infraestrutura urbana, reformas e reconstrução de espaços públicos, entre outras demandas municipais.

"O governador, reconhecendo a necessidade de desenvolvimento dos municípios, tem determinado que nós façamos as parcerias junto com os prefeitos, conversando, conhecendo as necessidades e especificidades de cada cidade. É importante destacar que, desde o início desta gestão, já foram liberados mais de R$ 130 milhões para os municípios pernambucanos, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população", registrou o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.