Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Notícias

Notícias

Publicado em 18/04/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Monitor de Secas do Nordeste - ATUALIZAÇÃO DE MARÇO

A atualização mensal do Monitor de Secas do Nordeste é resultado do que foi observado em MARÇO com indicadores que refletem a evolução da seca na região.

 

No estado de Pernambuco, não houve grandes mudanças em relação a fevereiro. Em uma pequena área, no Sertão do Araripe e no Sertão do Pajeú, fronteira com o Ceará, as chuvas observadas no decorrer do mês indicaram alterações no quadro de seca observado no mês de fevereiro, passando essa de seca excepcional (S4) para seca extrema (S3). Nas demais áreas de PE, em virtude dos baixos índices pluviométricos observados, não houve mudanças. Abril é o último mês da quadra chuvosa do Sertão. Abril também marca o início da quadra chuvosa para o Agreste, Zona da Mata e RMR, que segue até julho.

 

Em março, choveu principalmente no norte dos estados do MA, PI e CE (acumulado acima de 300mm). Valores entre 150 e 250mm foram observados no centro-oeste de RN, oeste da BA e do litoral do Rio Grande do Norte a Pernambuco. Em algumas áreas do Nordeste (norte da BA, oeste de SE, todo o estado de AL, oeste e leste de PE, leste da PB), a precipitação acumulada no mês de março não ultrapassou os 50mm.