Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/08/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Apac e SERH participam de Etapa Regional do 8 Frum Mundial da gua

Fotos: Társio Alves (Sudene)



O encontro foi realizado nesta terça-feira (15), em Recife, e contou com a participação de representantes de instituições federais, estaduais e municipais, além de representantes da academia e da iniciativa privada. Foi ressaltada a importância de apresentar propostas de interesse da Região Nordeste, que vem enfrentado um longo período de estiagem. O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, integrou a mesa de abertura e afirmou que esse “recorte regional” é fundamental na busca por uma solução para a crise hídrica regional.


O evento contou com apresentações sobre as etapas do processo preparatório do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018, proferida pelo presidente da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (Cobraphi) e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).


A reunião culminou com a realização de oficina, na qual foram apresentadas sugestões a serem incluídas no Relatório Regional Brasil, que será encaminhado ao Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC), da UNESCO, e integrarão o Relatório da América do Sul. O documento pretende ampliar as questões relativas aos recursos hídricos no país, contribuindo para a obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e a consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. Os participantes da oficina indicaram questões prioritárias para a gestão dos recursos hídricos no Brasil, levantaram os desafios para solucionar os problemas relativos ao tema e elencaram os impactos positivos esperados.



O relatório sulamericano utilizará as sugestões brasileiras, bem como os relatórios encaminhados pelas Comissões Nacionais do PHI dos demais países da América do Sul. Quando estiver concluído, o PHI-LAC encaminhará o documento da sub-região da América do Sul ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), coordenador do Processo Regional das Américas, que integrará o conteúdo ao Relatório das Américas do Processo Regional para o 8º Fórum Mundial da Água.