Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Brígida

BACIA DO RIO BRÍGIDA

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP11, que corresponde à bacia hidrográfica do rio Brígida,está localizada no alto Sertão de Pernambuco, entre 07º 19’ 02” e 08º 36’ 32” de latitude sul, e 39º 17’ 33” e 40º 43’ 06” de longitude oeste.
A bacia do rio Brígida limita-se ao norte com os Estados do Ceará e Piauí e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 9 - GI9 (UP28), ao sul com a bacia do riacho das Garças (UP12) e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 6 - GI6 (UP25), a leste com a bacia do rio Terra Nova (UP10) e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 5 - GI5 (UP24), e a oeste com o Estado do Piauí.

Rede Hidrográfica
O rio Brígida nasce ao norte no município de Exú e apresenta uma extensão aproximada de 193 km até desaguar no rio São Francisco. Os principais afluentes são os riachos Tabocas, Alecrim, do Gentil, da Volta e São Pedro, pela margem direita, e os riachos dos Cavalos, Salgueiro, do Cedro e Carnaúba pela margem esquerda.
O rio São Pedro é o maior tributário com uma extensão de 160 km destacando ainda o riacho Gravatá tem 27 km.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Brígida abrange uma área de 13.495,73 km2, o que corresponde a 13,73% da superfície total do Estado.
A bacia abrange áreas de 15 municípios: os municípios totalmente inseridos na bacia são Bodocó, Granito, Ipubi e Trindade; os com sede na bacia são Exu, Moreilândia Araripina, Ouricuri e Parnamirim; e os municípios parcialmente inseridos na bacia são os de Cabrobó, Orocó, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena e Serrita.

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Brígida, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.