Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Goiana

BACIA DO RIO GOIANA

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP1, que corres ponde à bacia hidrográfica do rio Goiana, está localizada na porção oriental norte do Estado de Pernam- buco, entre 07º 22’20” e 07º 54’ 47” de latitude sul, e 34º 49’06” e 35º 41’43” de longitude oeste.
A bacia limita-se ao norte com o Estado da Paraíba e com o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 6 - GL6 (UP19), ao sul com a bacia do rio Capibaribe (UP2) e o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 1 - GL1 (UP14), a leste com a GL6,o Oceano Atlântico e a oeste com o Estado da Paraíba.

Rede Hidrográfica
A rede hidrográfica da bacia do rio Goiana tem como principais cursos d’água os rios Capibaribe-Mirim, Siriji, Tracunhaém e Goiana.
O rio Capibaribe-Mirim, com extensão de aproximadamente 93 km, drena a maior parte da bacia.
A nascente do rio se localiza no município de São Vicente Férrer. Até as proximidades de Timbaúba, o rio apresenta regime fluvial intermitente, a partir de onde se torna perene.
Seus principais afluentes são, pela margem esquer- da, riacho Banana, rio Mulungú, rio Tiúma, riacho Boqueirão, rio Água Torta e riacho També.
Pela margem direita, destacam-se os riachos Seridó e Pindoba, e os rios Cruangi e Siriji, este último com extensão aproximada de 74km. Nesse último, loca liza-se o reservatório homônimo.
O rio Tracunhaém tem uma extensão de cerca de 127 km e seus principais afluentes são: rio Orobó, riacho Pagé, rio Ribeiro, riacho Paissandu e rio Acaú,
pela margem esquerda; e riacho Gabio, rio Itapinassu e rio Caraú, pela margem direita.
O rio Goiana é formado a partir da confluência dos rios Tracunhaém e Capibaribe-Mirim, apresentando uma extensão de aproximadamente 18 km até a foz no Oceano Atlântico.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Goiana apresenta uma área de 2.847,53 km2 correspondendo a 2,90% da área total do Estado. A área da bacia do rio Goiana engloba 26 municípios, dentre os quais 9: estão totalmente inseridos na bacia (Aliança, Buenos Aires,Camutanga, Condado,Ferreiros,Machados, Nazaré da Mata,Timbaúba e Vicência);11 possuem sede na bacia (Bom Jardim,Carpina, Goiana, Itambé, Itaquitinga,João Alfredo, Lagoa do Carro,Macaparana e Tracunhaém); e 6 estão parcialmente inseridos (Araçoiaba, Casinhas, Igarassu, Limoeiro, Paudalho e Salgadinho).

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Goiana, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.