Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Ipojuca

BACIA DO RIO IPOJUCA

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP3, que corresponde à bacia do rio Ipojuca,localiza-se em sua totalidade no Estado de Pernambuco, entre as latitudes de 08º 09’ 50” e 08º 40’ 20” de latitude sul, e 34º 57’ 52” e 37º 02’ 48” de longitude oeste.
A bacia do rio Ipojuca limita-se: ao norte, com a bacia do rio Capibaribe (UP2) e o Estado da Paraíba; ao sul, com as bacias dos rios Una (UP3) e Sirinhaém (UP4); a leste, com os grupos de bacias de pequenos rios litorâneos 2 e 3 - GL2 (UP15) e GL3 (UP16) e o Oceano Atlântico; e, a oeste, com as bacias dos rios Ipanema (UP7) e Moxotó (UP8) e o Estado da Paraíba.

Rede Hidrográfica
O percurso do rio Ipojuca, com cerca de 320 km, é preponderantemente orientado na direção oeste-leste , sendo seu regime fluvial intermitente, tornando-se perene a partir do seu médio curso, nas proximidades da cidade de Caruaru.
Seus principais afluentes, pela margem direita são riacho Liberal, riacho Taquara e riacho do Mel e, pela margem esquerda, riacho do Coutinho, riacho dos Mocós, riacho do Muxoxo e riacho Pata Choca. O riacho Liberal, seu afluente mais importante, tem suas nascentes no município de Alagoinha. Drena ao longo dos seus 47km de extensão, áreas dos municípios de Alagoinha, Pesqueira e Sanharó, e deságua no rio Ipojuca.
O rio Ipojuca corta diversas sedes municipais destacando-se: Bezerros, Caruaru, Escada, Chã Grande, Gravatá, Ipojuca, Primavera, São Caetano e Tacaimbó.
Seu estuário foi bastante alterado nos últimos anos em decorrência da instalação do Complexo Portuário de Suape.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Ipojuca abrange uma área de 3.435,34 km2, correspondendo a 3,49% da área do Estado. Estão inseridos nessa bacia um total de 25 municípios, dentre os quais:14 possuem suas sedes inseridas na bacia (Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Chã Grande,Escada, Gravatá, Ipojuca, Pombos, Poção, Primavera, Sanharó, São Caetano e Tacaimbó); e 10 estão apenas parcialmente inseridos (Agrestina, Alagoinha, Altinho, Amaraji, Cachoeirinha, Pesqueira, Riacho das Almas, Sairé, São Bento do Una, Venturosa e Vitória de Santo Antão).

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Ipojuca, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.