Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Moxotó

BACIA DO RIO MOXOTÓ

Localização
A bacia hidrográfica do rio Moxotó está situada, em sua maior parte, no Estado de Pernambuco, estendendo-se na sua porção sudeste para o Estado de Alagoas até o rio São Francisco. A bacia se localiza entre 07º 52’ 21” e 09º 19’ 03” de latitude sul, e entre 36º 57’ 49” e 38º 14’ 41” de longitude oeste, com sua porção pernambucana constituindo a Unidade de Planejamento Hídrico UP8.
A UP8 limita-se: ao norte, com o Estado da Paraíba e com a bacia do rio Pajeú (UP9); ao sul, com o Estado de Alagoas e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 2 - GI2(UP21); a leste, com as bacias dos rios Ipojuca (UP3) e Ipanema (UP7); e a oeste, com a bacia do rio Pajeú e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 3 - GI3 (UP22).

Rede Hidrográfica
O rio Moxotó nasce no município de Sertânia, próximo à divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Da nascente até sua foz, no rio São Francisco, o rio possui um extensão de cerca de 226 km. Seus principais afluentes pela margem direita, de montante para jusante, são riacho do Saquinho, riacho do Lajedo, riacho da Custódia, riacho do Capiti e riacho Juazeiro. Pela margem esquerda, destacam-se riacho do Feliciano, rio Piutá, riacho Salgado, riacho do Pioré, rio Priapé e riacho do Parafuso, que serve de limite entre os estados de Pernambuco e Alagoas.
Com sua nascente situada no município de Sertânia, o rio Piutá é o afluente mais importantedo rio Moxotó. Após percorrer cerca de 54 km de extensão, esse rio deságua noreservatório Engenheiro Francisco Sabóia, também conhecido como Poço da Cruz, no rio Moxotó.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Moxotó possui uma área total de 9.744,01 km², dos quais 8.772,32 km² pertencem ao estado de Pernambuco (8,92% de sua área), situando-se em sua maior parte no Sertão do Moxotó. Esse trecho abrange áreas de 12 municípios, dos quais Inajá e Sertânia estão totalmente inseridos na bacia. Os municípios com sede na bacia são Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Manari e Tacaratu, enquanto os parcialmente inseridos são Buíque, Floresta, Jatobá, Iguaraci e Tupanatinga.

Reservatórios
No quadro abaixo, são apresentados os reservatórios da bacia do rio Moxotó, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.