Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Mundaú

BACIA DO RIO MUNDAÚ

Localização
A bacia hidrográfica do rio Mundaú está localizada nos Estados de Pernambuco e Alagoas. A porção compreendida no território pernambucano (Unidade de Planejamento Hídrico UP6) localiza-se entre as coordenadas 08º 41’ 34” e 09º 14’ 00” de latitude sul, e 36º 03’36” e 36º 37’ 27” de longitude oeste.
A bacia do rio Mundaú limita-se ao norte com a bacia do rio Una (UP5), ao sul com Estado de Alagoas e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 1 - GI1 (UP20), a leste com a bacia do rio Una e com o Estado de Alagoas e, a oeste, com o grupo GI1 e com a bacia do rio Una.

Rede Hidrográfica
O rio Mundaú nasce no município de Garanhuns, com cerca de 69 km percorrendo áreas do Estado de Pernambuco.
Os principais afluentes do rio Mundaú no estado de Pernam- buco são: pela margem direita, riacho Conceição, riacho Salgado, rio Correntes e rio Mundauzinho; e, pela margem esquerda, o rio Canhoto.
O rio Canhoto, que deságua no rio Mundaú em território ala- goano, é o tributário mais importante do rio Mundaú e tem, por sua vez, como principal contribuinte o rio Inhaúma, que drena todo o município de Palmeirinha.
Nas nascentes do rio Canhoto, destaca-se o riacho do Mel,que serve de divisor entre os municípios de Capoeiras e Caetés. Cerca de 70 km da extensão do rio Canhoto drenam áreas do municípios pernambucanos Capoeiras, Jucati,Jupi, Calçado, Lajedo, Jurema, Canhotinho, Angelim, São João,Garanhuns e Caetés, além de servir de divisor entre esses municípios.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Mundaú, em toda sua extensão, tem uma área de 4.090,39 km², dos quais 2.154,26 km² no Estado de
Pernambuco (2,19% da área do estado).
A área de drenagem da bacia em Pernambuco envolve 15 municípios. Dentre estes,4 municípios estão inseridos em sua totalidade, quais sejam Angelim, Correntes, Palmerina e São João. Os municípios com sede na bacia são Caetés,Canho- tinho, Garanhuns e Lagoa do Ouro.
Os municípios de Brejão, Calçado, Capoeiras, Jucati, Jurema, Jupi e Lajedo estão parcialmente inseridos na bacia.

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Mundaú, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.