Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Pajeú

BACIA DO RIO PAJEÚ

Localização
A bacia do rio Pajeú está localizada entre 07º 16’ 20” e 08º 56’ 01” de latitude sul, e 36º59’ 00” e 38º57’ 45” de longitude oeste, formando a Unidade de Planejamento Hídrico UP9.
A bacia limita-se ao norte com os estados do Ceará e Paraíba, ao sul com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 3 - GI3 (UP22) e a bacia do rio Moxotó (UP8), a leste com a bacia do rio Moxotó e o estado da Paraíba, e a oeste com a bacia do rio Terra Nova (UP10) e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 4 - GI4 (UP23).

Rede Hidrográfica
O rio Pajeú nasce no município de Brejinho e percorre uma extensão de aproximadamente 353 km.
Inicialmente apresenta sentido nordeste-sudoeste, até desaguar no lago de Itaparica, no rio São Francisco.
Seu regime fluvial é intermitente e, ao longo do seu curso, margeia as cidades de Itapetim, Tuparetama, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Calumbi, Serra Talhada e Floresta.
Seus afluentes principais são: pela margem direita, os riachos Tigre, Barreira, Brejo, São Cristóvão e Belém;
e, pela margem esquerda, os riachos do Cedro, Quixabá, São Domingos,Poço Negro e do Navio.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Pajeú é a maior bacia do Estado de Pernam- buco, com uma área de 16.685,63 km²,correspondendo a 16,97% da área do Estado.
A área de drenagem da bacia envolve 27 municípios dos quais 7 possuem suas sedes inseridas na bacia (Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Floresta, Iguaraci, Itacuruba, Mirandiba e São José do Belmonte).
Os municípios totalmente inseridos na bacia são: Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbi, Flores, Ingazeira, Itapetim, Quixabá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Tere- zinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão,Tabira, Triunfo e Tuparetama.
Os municípios parcialmente inseridos na bacia são: Belém do São Francisco, Custódia, Ibimirim e Salgueiro.

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Pajeú, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.