Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Rio Terra Nova

BACIA DO RIO TERRA NOVA

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP10, que corresponde à bacia do rio Terra Nova,está localizada no Sertão de Pernambuco, entre 7º 40’20” e 8º 36’57” de latitude sul, e 38º 47’04”
e 39º 35’ 58” de longitude oeste.
A bacia do rio Terra Nova limita-se ao norte com o estado do Ceará, ao sul com os grupos de bacias de pequenos rios interiores 4 e 5 - GI4 (UP23) e GI5 (UP24) e o rio São Francisco, a leste com a bacia do rio Pajeú (UP9) e a oeste com a bacia do rio Brígida (UP11).

Rede Hidrográfica
O rio Terra Nova apresenta uma extensão de 40km, com suas nascentes situadas no limite do Estado do Ceará.
No seu curso inicial, o rio apresenta direção norte-sul e, a partir da cidade de Terra Nova, segue o sentido noroeste-sudeste até desaguar na margem esquerda do rio São Francisco. Seu regime fluvial é intermitente ao longo de todo seu curso.
Os principais afluentes do rio Terra Nova são, pela margem direita, os riachos do Amador,Jibóia, do Tigre,do Mororó e Cupiará. Pela margem esquerda, destacam-se os riachos Acauã, Salgueiro, Jatobá, da Cachoeirinha e Ouricuri. O seu maior afluente é o rio Salgueiro que, com uma extensão de aproximadamente 53 km, drena as cidades de Verdajante e Salgueiro.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do rio Terra Nova apresenta uma área de 4.887,71 km², que corresponde a 4,97% da área do Estado.
A área de drenagem da bacia envolve 12 municípios dos quais 3 estão totalmente inseridos na bacia (Cedro,Salgueiro e Terra Nova), 2 possuem sede na bacia (Serrita e Verdejante)e 7 estão parcialmente inseridos (Belém do São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Mirandiba,Orocó,São José do Belmonte e Parnamirim).

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do rio Terra Nova, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.