Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Riacho das Garças

BACIA RIACHO DAS GARÇAS

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP12, que corresponde à bacia do riacho das Garças,está localizada na porção oeste do Estado de Pernambuco, entre 08º 08’ 48” e 08º 48’00” de latitude sul, e 39º 41’ 25” e 40º 47’ 35” de longitude oeste.
A bacia do riacho das Garças limita-se ao norte com a bacia do rio Brígida (UP11), ao sul com a bacia do rio do Pontal (UP13) e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 7 - GI7 (UP26), a leste com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 6 - GI6 (UP25) e o rio São Francisco, e a oeste com o Estado do Piauí.

Rede Hidrográfica
O riacho das Garças tem suas nascentes no limite do Estado com o Piauí, sendo inicialmente denominado riacho Caipora, e prossegue até o São Francisco, onde desemboca. Sua extensão total é de aproximadamente 192 km, com a maior parte de sua direção noroestesudeste.
Os principais afluentes do riacho das Garças são, pela margem direita, os riachos Água Preta,das Lagoas,da Cal,do Periquito e dos Campos, e, pela margem esquerda, Mocambo, da Boa Vista,da Volta, Alegre, do Algodão e Bom Fim.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do riacho das Garças abrange uma área de 4.094,10 km², que está totalmente inserida no Estado de Pernambuco (4,16% da área total do Estado).
A bacia abrange parcialmente 7 municípios: Dormentes, Lagoa Grande, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Santa Maria da Boa Vista. Apenas os municípios de Santa Cruz e Santa Filomena possuem suas sedes inseridas na bacia.

Reservatórios
São apresentados os reservatórios da bacia do riacho das Garças, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.