Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

Riacho do Pontal

BACIA DO RIACHO PONTAL

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP13, que corresponde à bacia hidrográfica do riacho do Pontal, está localizada no extremo oeste do Estado de Pernambuco, entre 08º 19’ 00” e 09º 13’ 24’’ de latitude sul, e 40º 11’ 42” e 41º 20’ 39” de longitude oeste.
A bacia do riacho do Pontal possui como limites: ao norte, a bacia do riacho das Garças (UP12) e o Estado do Piauí; ao sul, o Estado da Bahia e o grupo de bacias de pequenos rios interiores - GI8 (UP27); a leste, a bacia do riacho das Garças e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 7 - GI-7 (UP26); e a oeste, os estados do Piauí e Bahia.

Rede Hidrográfica
O riacho Pontal tem sua nascente no extremo oeste do Estado de Pernambuco, entre os limites dos estados do Piauí e Bahia, no município de Afrânio.
O riacho do Pontal recebe o nome riacho Cachoeira do Roberto na sua nascente e, a partir do município de Petrolina passa ser chamado pelo o nome que é dado a sua bacia hidrográfica. O riacho desemboca na margem esquerda do rio São Francisco, depois de percorrer uma distância de aproximadamente 200 km, apresentando como direção predominante o sentido noroeste-sudeste.
O riacho tem como principais cursos d’água, pela margem direita, os riachos Caieira, Sítio Novo, Terra Nova e Simão. Pela margem esquerda, destacam-se os riachos do Caboclo,
Caldeirão, do Dormente, Baixo, do Areial e da Serra Branca.

Divisão Político-Administrativa
A bacia do riacho do Pontal está representada por uma área de 6.015,33 km², correspondendo a 6,12% da área total do Estado de Pernambuco.
A área de drenagem do rio envolve 4 municípios, dos quais apenas o município de Afrânio está totalmente inserido na bacia. Os municípios de Dormentes e Lagoa Grande tem
suas sedes inseridas na bacia, e o Petrolina está parcialmente inserido na bacia.

Reservatórios
No quadro abaixo, são apresentadas as principais características dos reservatórios da bacia do riacho Pontal, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.