Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

GI - 1

GRUPO DE BACIAS DE PEQUENOS RIOS INTERIORES 1 - GI1

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP20, que corresponde ao grupo de bacias de pequenos rios interiores 1 - GI1,está localizada no leste do Estado, entre 08º 44’ 20” e 09º 21’44” de latitude sul, e 36º 26’ 46” e 36º 54’ 10” de longitude oeste.
O GI1 limita-se ao norte com a bacia do rio Una (UP5), a ba- cia do rio Mundaú (UP6) e a bacia do rio Ipanema (UP7),ao sul faz fronteira com o Estado de Alagoas, a leste com a bacia do rio Mundaú e, a oeste, com a bacia do rio Ipanema.

Rede Hidrográfica
O grupo GI1 tem como principais cursos d’água o rio Traipu, o rio Paraíba e o riacho Seco, com extensões aproximadas de 12 km,46 km e 90 km, respectivamente.
O riacho Seco constitui o principal afluente do rio Paraíba, servindo de divisa entre os municípios de Bom Conselho e Lagoa do Ouro, e entre Brejão e Terezinha.
Uma parte dos cursos d’água originários do GI1, situados a oeste do rio Paraíba, escoam para o rio São Francisco, enquanto os demais deságuam no Oceano Atlântico.

Divisão Político-Administrativa
O grupo GI1 possui uma área de 1.364,39 km²,correspon- dendo a um percentual de 1,39% da área total do estado.
A área de drenagem da bacia envolve 10 municípios. Dentre esses municípios, apenas Terezinha está totalmente inserida no GI1.Os municípios de Bom Conselho, Brejão e Parana tama possuem sua sede no grupo, enquanto Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Lagoa do Ouro e Saloá estão parcialmente inseridos.