Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

GI - 3

GRUPO DE BACIAS DE PEQUENOS RIOS INTERIORES 3 - GI3


Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP22, que corresponde ao grupo de bacias de pequenos rios interiores 3 – GI3, está localizada na porção sul do Estado de Pernambuco, entre 08º 39’ 38” e 09º 17’ 52” de latitude sul, e 37º 59’ 21” e 35º 41’ 32” de longitude oeste.
O GI3 limita-se ao norte com a bacia do rio Pajeú (UP9), ao sul com o rio São Francisco e com a bacia do rio Moxotó (UP8),a leste com a bacia do rio Moxotó e, a leste com a bacia do rio Moxotó e, com a bacia do rio Pajeú (UP9) e o rio São Francisco.

Rede Hidrográfica
O grupo GI-3 é composto por uma grande quantidade de pequenos rios e riachos que deságuam no lago formado pelo reservatório de Itaparica, no rio São Francisco.
Dentre os riachos que formam o GI3, destacam-se riacho do Caldeirão, riacho das Areias,riacho dos Mandantes,riacho da Barreira e riacho da Quixabinha.
O riacho dos Mandantes apresenta a maior área de drenagem do grupo, desaguando no rio São Francisco após percorrer aproximadamente 54 km, e serve de limite entre os municípios de Petrolândia e Floresta. Seus principais afluentes são o riacho do Poço e o riacho do Mandacaru.
Outro curso d’água que merece destaque é o riacho da Barreira que, com uma extensão aproximada de 24 km,
drena o município de Tacaratu.

Divisão Político-Administrativa
O GI3 apresenta uma área de 2.284,78 km², totalmente inserida no Estado de Pernambuco e que corresponde a um percentual de 2,32% do total do estado.
Sua área envolve um total de 5 municípios: Petrolândia, totalmente inserido; Jatobá,com sede no grupo; e Floresta, Inajá e Tacaratu, parcialmente inseridos.