Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

GI - 4

GRUPO DE BACIAS DE PEQUENOS RIOS INTERIORES 4 - GI4

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP23 é constituída pelo grupo de bacias de pequenos rios interiores 4 - GI4, estando localizada na porção sudoeste do Estado de Pernambuco, entre 08º 27’ 08” e 08º 52’ 39” de latitude sul, e 38º 40’ 20” e 39º 16’ 45” de longitude oeste.
O grupo GI4 limita-se ao norte com a bacia do rio Terra Nova (UP10), ao sul com o rio São Francisco, a leste com a bacia do rio Pajeú (UP9) e a oeste com a bacia do rio Terra Nova.

Rede Hidrográfica
O GI4 é formado por diversos rios de pequena extensão, que apresentam direção geral norte-sul e deságuam diretatamente no lago formado pela barragem de Itaparica, no rio São Francisco. Este grupo é constituído pelas bacias do riacho da Porta, Ipueira, de Baixo, da Simpatia, do Mocó, do Cachorro e da Coroa. Dentre estes, deve-se destacar o ria- cho de Baixo,que drena o município de Belém do São Francisco e tem cerca de 27km de extensão. Seus principais afluentes são,pela margem direita, o riacho Quixabá e, pela margem esquerda, o riacho da Santa Fé.


Divisão Político-Administrativa
Apresentando uma área de 1.308,72 km², o grupo de bacias GI4 corresponde a um percentual de 1,33% da área total do Estado.
Esta bacia abrange parte dos municípios de Belém do São Francisco, incluindo sua sede, e Itacuruba.

Reservatórios
No quadro abaixo, são apresentados os reservatórios do Grupo de Bacias de pequenos Rios Interiores 4 - GI4, com capacidade máxima acima de 1.000.000 m³.