Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

GL - 1

GRUPO DE BACIAS DE PEQUENOS RIOS LITORÂNEOS 1 - GL1

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP14, que corresponde ao grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 1 - GL1,está localizada no litoral norte do Estado de Pernambuco entre 07º 35’ 12” e 08º 03’ 48” de latitude sul, e 34º 48’ 46” e 35º11’ 33” de longitude oeste.
O grupo GL1 limita-se ao norte com a bacia do rio Goiana (UP1), ao sul com a bacia do rio Capibaribe (UP2),ao leste com o oceano Atlântico e, a oeste, com as bacias do rio Goiana e do rio Capibaribe.

Rede Hidrográfica
Os principais cursos d’águas do grupo GL1 são os rios Bebe- ribe, Paratibe, Timbó,Bonança, Botafogo,Itapirema e Tapecu-Iru. O rio Botafogo, com cerca de 51 km, possui a bacia de maior extensão, além de ser a de maior importância para o abastecimento d’água da Região Metropolitana do Recife.
Em seu curso superior é denominado rio Catucá.

Divisão Político-Administrativa
O grupo de bacias GL1 possui uma área de 1.188,11 km2 estando totalmente inserida no Estado,cujo percentua dal da bacia corresponde a 1,21% do total do Estado de Pernam- buco.
São 13 os municípios abrangidos pelo grupo, dos quais 3 estão inseridos totalmente (Itamaracá, Itapissuma e Paulista), 4 municípios com sede na GL1 (Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu e Olinda), e 6 estão parcialmente inseridos (Camaragibe, Goiana, Itaquitinga, Paudalho, Recife e Tracunhaém).

Reservatório
É apresentado o único reservatório existente no grupo GL1, com capacidade máxima acima de 1 milhão de m³.