Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Institucional

GL - 2

GRUPO DE BACIAS DE PEQUENOS RIOS LITORÂNEOS 2 - GL2

Localização
A Unidade de Planejamento Hídrico UP15, que corresponde ao grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 2 - GL2, está localizada no litoral do Estado de Pernambuco, entre 08º 02’ 42” e 08º 25’ 59” de latitude sul, e 34º 52’ 27” e 35º 23’ 06” de longitude oeste.
O grupo GL2 limita-se ao norte com a bacia do rio Capibaribe (UP2), ao sul com a bacia do rio Ipojuca (UP3), a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com as bacias dos rios Capibaribe e Ipojuca.

Rede Hidrográfica
Situada na Zona da Mata Sul, o GL-2 é formado por rios que desembocam no Oceano Atlântico.
Sua rede hidrográfica é composta basicamente pelos rios Jaboatão e Pirapama, com seus afluentes, à exceção de suas porções nordeste e sudeste, que são representadas pelos estuários dos rios Tejipió e dos rios Massangana e Tatuoca, respectivamente.
O rio Jaboatão constitui o sistema hidrográfico mais impor tante, tendo como principal afluente o rio Duas Unas, onde está situada a barragem homônima e cujo manancial abastece parte da Região Metropolitana do Recife.
Possuindo extensão aproximada de 72 km, a drenagem da bacia do rio Jaboatão é bastante densa, com ramificações em todos os sentidos, característico da planície aluvial.
Destaca-se nessa região a Lagoa Olho D’Água e as áreas alagadas do seu entorno.
O rio Pirapama, com uma extensão de cerca de 71 km e cuja foz se encontra no estuário do rio Jaboatão, ocupa grande destaque no grupo GL2, tendo como principais afluentes, pela margem esquerda, rio Araribe, rio Cajabuçu, arroio Dois Rios e rio Gurjaú. Este último é o mais importante, por possuir o manancial que abastece Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
Pela margem direita, destacam-se riacho Camuçari, riacho Alegria, riacho Utinga de Cima e riacho Santa Amélia.

Divisão Político-Administrativa
O GL2 apresenta uma área de 1.264,94 km², totalmente inserida no Estado de Pernambuco e correspondendo a um percentual de 1,29%. Essa área abrange 9 municípios, estando Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes totalmente inseridos, Moreno com sua sede no GL2, e Escada, Pombos, Ipojuca, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão, parcialmente inseridos.

Reservatórios
No quadro abaixo, são apresentados os reservatórios da bacia da bacia GL2, com capacidade máxima acima de 1milhão de m³.