• Região Metropolitana 26°C 34°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Apac participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento Rural de Verdejante (PDRV)

Atendendo a um convite da Prefeitura Municipal de Verdejante a Apac participou no último dia 21 de novembro de 2023 do lançamento do Plano de Desenvolvimento Rural de Verdejante (PDRV), que contou ainda com a presença de outras instituições como SEBRAE, Ministério do Desenvolvimento Regional, Banco do Nordeste e os órgãos estaduais Adagro e IPA.
Em seu discurso, a prefeitura destacou e agradeceu a presença da Apac no evento que tem como objetivo beneficiar agricultores localizados às margens do Riacho Milagres e a gestão das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco - PISF, mais conhecido por transposição, por parte da Apac tem sido fundamental neste projeto.
Na ocasião, a Apac foi representada pelo Gestor de Fiscalização da Apac, Hélvio Ferreira, que ressaltou a experiência positiva da agência e do município na gestão da água do reservatório Milagres. Também foram distribuídas cartilhas informativas a respeito do PISF elaboradas pela Apac.

fot1

A Apac é a Operadora Estadual do PISF, cabendo à agência planejar as demandas por água para todo o Estado e solicitar estas liberações junto à Operadora Federal. Os interessados em receber águas do PISF, tanto com captação direta na infraestrutura situada em Pernambuco ou por meio de Sistemas Hídricos atendidos, necessitam de autorização da Apac, que após avaliação definirá as condições para esta captação e incluirá a demanda no Plano Operativo Anual (POA).
O Riacho Milagres em Verdejante é beneficiado pela abertura da Tomada de Uso Difuso (TUD) ou comporta da barragem Milagres, localizada no eixo norte da transposição. Além da TUD da barragem Milagres, atualmente outras quatro barragens tiveram aberturas de TUD programadas em 2023, totalizando um volume de entrega de mais de 28 milhões de metros cúbicos de água.

fot 2
Para o ano de 2024, a Apac já elaborou e encaminhou o Plano Operativo Anual contendo uma demanda programada de mais de 50 milhões de metros cúbicos a serem entregues em TUDs de 6 reservatórios nos dois eixos da Transposição, beneficiando moradores situados às margens de riachos dos municípios de Cabrobó, Terra Nova, Salgueiro, Verdejante, Floresta.
Maiores informações sobre a operação do PISF podem ser obtidas no link https://www.apac.pe.gov.br/pisf.

Crédito das fotos: Prefeitura Municipal de Verdejante; Apac