• Região Metropolitana 26°C 34°C
  • Mata Norte 24°C 35°C
  • Mata Sul 26°C 33°C
  • Agreste 22°C 35°C
  • Sertão de Pernambuco 21°C 33°C
  • Sertão de São Francisco 24°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

Evento sobre Programa Produtor de Água para discutir conquistas e próximos desafios recebe inscrições até 29 de novembro

 

A agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, em 30 de novembro e 1º de dezembro, o Encontro do Programa Produtor de Água: Conquistas e Próximos Desafios. O objetivo desse evento é apresentar os atuais modelos de condução institucional de programas e projetos da ANA sobre o tema, além de fazer projeções para a melhoria dos resultados. O encontro acontecerá na sede da Agência, em Brasília, e as inscrições poderão ser realizadas até as 12h de 29 de novembro, uma quarta-feira, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdb43ols9z9Pj8fRG7ZlHz5gYxX8diD-rc1ojiMo5SusvSnpw/viewform.

Nesse Encontro, a ANA lançará o novo Manual de Diretrizes do Programa Produtor de Água (MOP), que traz o modelo de apoio a programas e projetos, pensado de forma a ampliar a escala do Programa. Esse modelo faz uma maior aproximação do Programa com os estados, além de trabalhar em conformidade com a execução dos planos de recursos hídricos junto aos comitês de bacias hidrográficas, prioritariamente em bacias hidrográficas estratégicas.

programação do evento abordará a visão da ANA sobre o Produtor de Água, bem como a visão dos parceiros. Também serão tratados os arranjos institucionais e as parcerias com os estados, o Distrito Federal e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

f36025ab 9741 4be1 9a5c 5f0dbd823795

Outro tema presente na programação são os arranjos para a viabilidade e sustentabilidade técnica e financeira de programas e projetos, abordando os diagnósticos, planejamentos estratégicos, Projetos Individuais da Propriedade (PIPs), elaboração de projetos executivos, secretaria executiva, pagamento por serviços ambientais (PSA), intervenções, entre outros. Também serão discutidos o monitoramento e a divulgação de resultados.

Para encerrar a programação, os(as) participantes interessados(as) poderão realizar uma visita de campo ao Projeto Produtor de Água no Pipiripau (DF), em Planaltina, ou participar de uma oficina sobre a trilha de capacitação do Programa Produtor de Água, que será realizada na sede da Agência.

O evento é voltado para gestores de órgãos de recursos hídricos e de meio ambiente, comitês e agências de bacia hidrográfica e entidades delegatárias, Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), conselhos estaduais de recursos hídricos, faculdades e universidades, agências reguladoras de serviços, organismos nacionais e internacionais, potenciais financiadores de iniciativas, companhias de saneamento, organizações da sociedade civil, especialistas e técnicos(as) de instituições parceiras e o público em geral.

Programa Produtor de Água

Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.

A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103