• Região Metropolitana 23°C 33°C
  • Mata Norte 22°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 35°C
  • Sertão de Pernambuco 23°C 39°C
  • Sertão de São Francisco 17°C 39°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

Iniciadas as obras do Parque Ambiental Janelas para o Rio, em Gravatá

 

janelasparaorio

Após a paralisação devido a pandemia da COVID 19, As obras dos Parques Ambientais Janelas para o Rio dos municípios de Caruaru, retomadas em setembro, em São Caetano foram retomadas no mês de agosto e do município de Gravatá, a obra teve início também no mês de agosto.

Os Parques Ambientais são equipamentos que tem como foco proteger as margens do rio Ipojuca e ser opção de mais um espaço de convivência para população.

Em Gravatá, terceiro município a receber a obra, o Parque esta sendo implantado em uma área de mais de 10 m², adjacente ao antigo Matadouro Público Municipal, no bairro do Jucá. O local contará com espaço para recreação e atividades físicas e será ponto para a prática do exercício da educação ambiental, potencializando o papel do rio na paisagem urbana.

Os projetos Janelas para o Rio foram elaborados pela APAC, através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), e é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A fiscalização da construção ficará por conta da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos.

O Parque Ambiental de Caruaru tem uma área de 6,65 ha e terá uma área reflorestada de 3,06 ha. O Parque de São Caetano possui uma área de 2,71 ha e área reflorestada de 0,77 ha, o parque de Gravatá tem área de 1,02 ha e 0,44 ha de área reflorestada.

A execução e fiscalização da obra é realizada pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos de Pernambuco.