• Região Metropolitana 24°C 30°C
  • Mata Norte 22°C 30°C
  • Mata Sul 22°C 30°C
  • Agreste 18°C 31°C
  • Sertão de Pernambuco 18°C 32°C
  • Sertão de São Francisco 21°C 32°C
  • Fernando de Noronha 26°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

Apac realiza reunião de partida do contrato do Modelo de Gestão do Programa de Integração do Rio São Francisco

 

 

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (03) de forma virtual e contou com a participação da presidente da Apac, Suzana Montenegro, os diretores da Apac, Lorenzza Leite, Crystianne Rosal e Roberto Cavalcanti,  a gestora do PISF, Renata Pinheiro, o gerente de segurança de Barragens, Fellipe Alves, o gestor de Apoio Institucional, Robertson Fontes, Ana Elis, assessora técnica da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos e da Techne Engenheiros Consultores Ltda, empresa responsável pela execução do contrato.

A Lei 16.778/2019 define que a Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC será a Operadora Estadual responsável pelas ações relacionadas à gestão e operação do PISF/PE no âmbito do Estado de Pernambuco. A operação dos canais principais, denominados Eixo Norte e Eixo Leste, é atribuição da Operadora Federal. Após os pontos de entrega, denominados portais, a operação, o monitoramento e a fiscalização constituem atribuições da Operadora Estadual.

Diante da complexidade da operação destas infraestruturas e considerando que o PISF se encontra em operação, e já pode atender demandas do Estado de Pernambuco, cabendo a Apac a definição de modelo tarifário e estrutura de operação do SEPISF, surgiu a necessidade de contratar uma consultoria especializada para elaboração do "Modelo de Gestão do SEPISF/PE - Sistema Estadual de Controle, Operação e Manutenção dos Sistemas Estaduais de Reserva e Distribuição de Água Bruta interligados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional no Estado de Pernambuco".

Dentre os principais produtos estão: Identificação de potenciais usuários, sistema de medição e controle, modelo organizacional e operacional, além da concepção do modelo tarifário, contratual e de cobrança.