Início
O Artigo “Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel para Fiscalização do Uso dos Recursos Hídricos (SIGFIS)", recebeu menção honrosa no 12º Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais – WCAMA 2021.
O trabalho foi desenvolvido por Lourivaldo Vasconcelos, aluno da Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Marco Domingues, Hernande Silva, ambos professores do IFPE, Jeisa Domingues, do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e teve coautoria de Hélvio Ferreira, servidor da Apac.
Com o objetivo de auxiliar na atividade de fiscalização dos recursos hídricos utilizando sistemas de informações geográficas. Intitulado SIGFIS, através do sistema operacional Android com linguagem de programação Kotlin, com dados em formatos georreferenciados e planos de informações, o aplicativo visa auxiliar os agentes fiscais em suas visitas a campo, eficácia nas autuações e agilidade nos serviços, visto que reúne informações relevantes e imprescindíveis ao seu trabalho e atender a urgente demanda da gestão dos recursos hídricos em Pernambuco.
Os requisitos propostos para o aplicativo são a leitura do sensor GPS com o reconhecimento em tempo real do posicionamento do aparelho móvel, leitura dos planos de informações definidos no SIGFIS considerando o posicionamento do aparelho móvel, bufferização de áreas previstas para fiscalização em campo como forma de melhorar rendimento e economia de espaço de armazenamento do aparelho móvel, cadastro de usos de recursos hídricos identificados em campo como forma de registro inicial e auxiliar aos relatórios de fiscalização e alerta aos agentes fiscais no caso de fiscalização realizada em posicionamento inserido em algum território legalmente relevante.
O artigo encontra-se disponível para visualização no link
https://doi.org/10.5753/wcama.2021.15735
Sobre o evento: O Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA), realizado durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e tem como objetivo promover a integração efetiva da área de computação (metodologias e ferramentas) com temas relacionados ao meio ambiente (política e gestão). Como a gestão dos recursos naturais é uma atividade complexa e dinâmica, ela requer a integração entre atores no campo social, político e tecnológico para serem efetivamente desenvolvidas e implantadas.