• Região Metropolitana 21°C 29°C

de águas e clima

Apac realiza visita técnica do PISF aos municípios de Verdejante e Salgueiro

WhatsApp Image 2022 03 10 at 12.43.38

Após a liberação de água realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR a partir do Portal Milagres do PISF para o Riacho Milagres, entre os dias 15 e 25 de fevereiro, beneficiando irrigantes nos municípios de Verdejante e Salgueiro, no último dia 08 de março uma equipe da Apac esteve na região para verificar a situação da região.

Na ocasião, a equipe composta pela Gestora de Operações do PISF, Renata Pinheiro, o Gestor de Apoio Institucional, Robertson Fontes, e os Assistentes em Gestão de Recursos Hídricos, Hélvio Ferreira e Wagner Felipe, esteve na barragem acompanhada de um representante do Consórcio Operacional do PISF – COP, onde se encontrou com representantes dos dois municípios e do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e foram prestados esclarecimentos em relação ao planejamento das liberações da água, o custo da água e outras questões técnicas relacionadas a operação do PISF.

Foram visitadas quatro propriedades ao longo do trecho do riacho Milagres que foram beneficiadas com as águas do PISF. Foram observados os níveis dos poços amazonas que são utilizados para irrigação, agricultores também foram entrevistados em relação a situação das suas propriedades antes e depois da construção da barragem, bem como após o início das aberturas programadas, e foram verificados alguns parâmetros básicos de qualidade da água por parte da equipe técnica da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Verdejante.

Também esteve presente, durante todo o trabalho do campo, a Professora Josicleda Galvíncio, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e duas alunas, para realizar voos com o drone da Apac, ação que faz parte do Projeto Pesquisador Mentor “Integração de Dados In-Situ e de Sensoriamento Remoto para Gestão de Risco em Recursos Hídricos”, desenvolvido pela Apac com foco na área beneficiada pelo PISF.

Aproveitando a viagem, no dia 09, a equipe da GPISF se reuniu com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Salgueiro para discutir possíveis ações para atendimento aos agricultores da região. A Secretaria se comprometeu em iniciar um levantamento dos agricultores potencialmente beneficiados pelas águas do PISF.

WhatsApp Image 2022 03 10 at 16.23.34

fotos: Jocihel Silva (Prefeitura de Verdejante) e Helvio Ferreira (Apac)