• Região Metropolitana 21°C 29°C
  • Mata Norte 19°C 29°C
  • Mata Sul 19°C 28°C
  • Agreste 17°C 26°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 32°C
  • Sertão de São Francisco 21°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

Segurança Hídrica é o tema do segundo dia da Semana da Água da APAC

 

b5674d96 7fdb 4be0 9d9d 316e9297b870

No painel em comemoração da Semana da Água 2022 da Apac, nesta quarta-feira, 23 de março, estiveram presentes na transmissão ao vivo em nosso canal do youtube: Carlos Maurício Guerra, Superintendente de Conservação e Biodiversidade (SEMAS) na mediação; os palestrantes: Fernando Acioli, gerente de revitalização de bacias hidrográficas da Apac; Inamara Mélo, Secretária Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Henrique Veiga da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA). A Diretora-Presidente da APAC, Suzana Montenegro, também esteve presente no encontro. 

Para abordar os temas a respeito do uso, variados tipos de valores da água e também a disponibilidade dela na Região e Estado, foi o Fernando Acioli, Gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Agência Pernambucana de Águas e Clima.  “Um debate tão importante como a semana da água, um tema hoje que está em evidência. A segurança hídrica é muito importante porque isso reverte na quantidade e qualidade de água que a população precisa e que nas cidades estão precisando. O ser humano hoje é responsável por tudo o que está acontecendo na terra, então é importante que se tenha ideia da utilização racional da água e conservação dos ecossistemas”, diz Fernando.

A Secretária Executiva da SEMAS, Inamara Mélo apresentou as ações e sementes que a pasta vem consolidando e uma delas é a busca em fortalecer as iniciativas de unidades de conservação em Pernambuco, que beneficia 32 municípios, como a reestruturação do Parque Dois Irmãos e também todo o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. “Quero dizer que desde o início dessa gestão que a gente percebeu essa vontade de todos, uma parceria para fortalecer a dimensão ambiental na gestão de recursos hídricos. A gente tem que ressaltar a importância, a relevância dos serviços ecossistêmicos para a segurança hídrica, particularmente num contexto de mudanças climáticas, comenta Inamara. 

Henrique Veiga da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), trouxe para o painel a experiência do Programa Produtor de água, que tem a perspectiva de promover ações de conservação de recursos hídricos no meio rural, visando segurança hídrica, mostrando o que está por trás, metodologia de abordar problemas, customizando para realidades locais de subs e microbacias. Ele trás uma visão geral de como potencializar ações de conservação de solo e água. “Como a gente faz valer dos impactos positivos da infraestrutura verde, das soluções da natureza para melhorar então os serviços ecossistêmicos relacionados à água e reconhecendo também todos os co-benefícios que são gerados quando implementamos esse tipo de projeto”, ressalta o coordenador geral do Programa.

A transmissão do encontro está disponível através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=UiLAl2_JmYw.