Início
Na manhã desta quinta-feira (24) a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) realizou reunião de acompanhamento das atividades relacionadas ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Apac, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (COBHSF) e a Agência Peixe Vivo.
Através da parceria, foram investidos recursos da ordem de R$ 900 mil voltados para ações de identificação e cadastro de barragens, regularização de empreendedores e usuários de água, bem como estudos para avaliação do potencial de irrigação em áreas no entorno dos canais do Projeto de Integração com o rio São Francisco (PISF). A empresa HidroBR Soluções Integradas foi contratada para realização destes serviços que devem ser concluídos até abril de 2023.
Os resultados apresentados indicaram a existência de mais de 2.000 mil pequenas barragens nas bacias hidrográficas dos rios Moxotó, Pajeú e Terra Nova. O contrato em andamento ainda prevê estimativas de características técnicas como altura e capacidade de acumulação, e o cadastro de parte destas barragens através de visitas de campo, que resultarão em fichas técnicas das barragens.
A reunião de trabalho ainda trouxe resultados parciais sobre os estudos de irrigação do entorno do PISF e atualizou o cronograma de entrega de novos produtos.