• Região Metropolitana 23°C 31°C
  • Mata Norte 22°C 31°C
  • Mata Sul 21°C 30°C
  • Agreste 19°C 29°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 31°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 32°C
  • Fernando de Noronha 26°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

Transposição do São Francisco é pauta de reunião com governos do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

 

Brasília (DF) - A segurança hídrica do semiárido nordestino foi o principal destaque da agenda do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nesta quinta-feira (18). O ministro recebeu representantes dos governos dos quatro estados que serão atendidos pela transposição do Rio São Francisco - Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte - e também discutiu, em reunião no Senado Federal, ações voltadas à revitalização do Velho Chico.

O objetivo da reunião com os representantes dos quatro estados foi discutir a formalização do Contrato de Prestação de Serviços de Adução de Água Bruta da transposição. No encontro, foi apresentado o cronograma de obras a serem entregues aos estados. Os participantes também apresentaram suas reivindicações para que a contratação dos serviços seja feita em comum acordo entre Governo Federal e as unidades da federação. Integrantes dos governos dos quatro estados explicaram que estão revendo o contrato e que querem acelerar o processo, mas pediram tempo para chegar a um denominador comum.

“Estamos andando lado a lado e essa reunião foi muito importante para que a gente possa evoluir. Uma novidade é que, do nosso lado, iremos contribuir, além de construção de estruturas hídricas, com irrigação e revitalização de bacias hidrográficas”, afirmou o ministro Waldez Góes. "A pauta de segurança hídrica é prioridade do presidente Lula. Até quando ele está em viagem ao exterior, nos liga perguntando como está a situação de cada obra”, ressaltou.

A segurança hídrica também foi pauta de reunião, no Senado Federal, com os senadores Otto Alencar (PSD/BA) e Ângelo Coronel (PSD/BA) e o deputado federal Alencar Filho (PSD/BA). Durante o encontro, foram debatidas ações de infraestrutura hídrica, em especial a revitalização do Rio São Francisco, que é uma das prioridades da atual gestão do Governo Federal.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) assumiu o compromisso de realizar tratativas com o Senado e a Câmara dos Deputados para formar um conselho com foco na revitalização do Velho Chico, em especial de suas nascentes.

“Estamos assumindo esse compromisso de fazer a construção e as tratativas com o Congresso Nacional e outros ministérios para darmos início a esse projeto que não tem mais como esperar”, destacou Waldez Góes.

Outra agenda desta quinta-feira foi com o vice-prefeito de Mazagão (AP), José Hosana. No encontro, Waldez Góes recebeu convite para prestigiar a 246ª edição da festividade de São Tiago, que será realizada entre os dias 16 e 28 de julho na cidade amapaense.

No fim do dia, Waldez Góes recebeu o ex-senador Paulo Rocha, que será o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia federal vinculada ao MIDR. A solenidade de posse de Rocha será realizada em breve na cidade de Belém (PA).

A Sudam atua nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, considerando as riquezas naturais com diferentes biomas, a diversidade econômica, sociocultural, étnica e o potencial geopolítico e estratégico da região.

 

FONTE: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional