• Região Metropolitana 22°C 32°C
  • Mata Norte 23°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 32°C
  • Agreste 19°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 37°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 37°C
  • Fernando de Noronha 24°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

Apac apresenta dois projetos na Política Pública Jornada de Inovação Governo Academia de Pernambuco - JIGA.PE

 

Nesta terça-feira, (11) a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) apresentou dois projetos no evento de apresentação da Política Pública Jornada de Inovação Governo Academia de Pernambuco - JIGA.PE, do Edital FACEPE 30/2022.

DSC 0025

O programa JIGA.PE é uma iniciativa do governo para academia que tem como principal objetivo criar e desenvolver soluções para desafios do setor público, que consiste em, dentre outras ações, jornadas de inovação divididas em duas fases: fase 1 – os servidores inscritos em times através de chamamento da Usina Pernambucana de Inovação irão prospectar desafios de seus órgãos e participar de oficinas mãos na massa, oferecidas pelos proponentes, com o objetivo de construir conhecimentos nas temáticas do edital, idear soluções de inovação pública e construir um mínimo produto viável;

Na fase 2 - os servidores irão testar e desenvolver mínimos produtos viáveis nos órgãos públicos, com acompanhamento dos coordenadores das propostas e/ou de equipe por ele indicada, contendo pelo menos um monitor integrador, que deve auxiliar o time de governo nos testes e na evolução dos Mínimos Produtos Viáveis (MVPs) para Produtos, operando em contexto real. Essa iniciativa será executada por parcerias entre instituições de ensino superior (IES) ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), e órgãos do Poder Executivo Estadual e entidades públicas parceiras situadas no Estado de Pernambuco.

DSC 0023

Os projetos apresentados pela Apac foram Intitulados como:  “Automatização de Processos de Gestão Pública”, com a equipe composta pelos servidores  Thiago do Vale, Rebecca Milet, Joyce Sales, Allan Maia, Tarciana Oliveira, Josafá Gomes, Guilherme Rodrigues, Eduardo Gomes, Albenito Neto, Francenila Rodrigues e Wylliams Santos; e outro sobre “Inteligência Artificial e Ciência de Dados aplicados ao governo”, com a equipe composta por Alberto Brandão, Guilherme Rodrigues, Roberto Carlos, Robertson Fontes e Fabiano Prestrêlo.

“O projeto consiste na automação da coleta de dados hidrometeorológicos. O sistema permite que o observador insira seus dados visualmente, os quais são adquiridos em tempo real para essa coleta” explicou o meteorologista Thiago do Vale sobre o projeto de automação de processos.

O projeto busca informações por meio de aplicativos como WhatsApp e/ou sites de outras instituições. Portanto, o objetivo desse sistema é facilitar a coleta de dados de forma mais precisa, organizada e ágil", disse Thiago.

DSC 0035

 

As propostas apresentadas foram criadas por seis órgãos estaduais: a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), nos Campus da Mata Sul e Salgueiro. Além disso, contaram com a participação de servidores públicos municipais das  Secretarias de saúde de Pesqueira, Serra Talhada, Sertânia e Jaboatão dos Guararapes.