• Região Metropolitana 23°C 31°C
  • Mata Norte 22°C 31°C
  • Mata Sul 21°C 30°C
  • Agreste 19°C 29°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 31°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 32°C
  • Fernando de Noronha 26°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

Pernambuco firma Pacto pela Governança da Água com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

 

Iniciativa coordenada pela ANA reúne conjunto de programas para apoiar as equipes de segurança hídrica nos estados

O Governo de Pernambuco e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) firmaram, na tarde desta segunda-feira (17), um Pacto pela Governança da Água. A governadora Raquel Lyra e a presidente da Agência, Veronica Sánchez, assinaram o termo de adesão na sede do Executivo estadual, no Recife, com a presença da vice-governadora Priscila Krause. O objetivo da iniciativa é fortalecer a gestão de recursos hídricos, sobretudo nas áreas de saneamento básico, segurança de barragens, além da mitigação de eventos extremos, como cheias e secas.

Pacto pela governança 3

“Um dos principais problemas da nossa população é a garantia do acesso à água. Por isso é tão necessário contar com um trabalho que tenha tecnologia e inteligência, até para que a gente possa desenvolver mais resiliência e capacidade de lidar com as mudanças climáticas. Nós precisamos conseguir garantir uma boa gestão de recursos hídricos para permitir que a população tenha acesso a esse bem tão precioso, não só para as suas necessidades de sobrevivência, como também para o desenvolvimento de novas fronteiras agrícolas e para a atração de novos empreendimentos para o Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Pacto pela governança1

Pernambuco é o 8⁰ Estado a assinar o termo de adesão ao pacto. A iniciativa será coordenada pela ANA e executada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima. De acordo com a agência, a ideia é estender a ação a todas as unidades da Federação. O objetivo é fortalecer a cooperação na gestão de recursos hídricos, com a regulação dos serviços de saneamento básico, implementação da política de segurança de barragens e parceria para a integração de dados, garantindo uma gestão mais inteligente das águas em todo o País.

De acordo com a presidente da ANA, Veronica Sánchez, a adesão ao Pacto irá contribuir para estabelecer novos parâmetros para o setor. "Hoje é um dia de comemoração pelo Estado de Pernambuco aderir ao pacto, iniciativa que a agência concebeu com o objetivo de envolver os 27 estados da Federação em uma ação conjunta pela água. Gostaria de destacar o trabalho do governo estadual, que lidera esse processo entre os estados do Nordeste e traz exemplos bem sucedidos para o nível nacional. Estamos à disposição para cooperar, a fim de aprimorar a gestão dos recursos hídricos do País", disse.

Com a assinatura do pacto, instrumentos de monitoramento da quantidade e qualidade da água, da adaptação à mudança climática e da conservação e uso racional da água deverão ser aprimorados. A presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, explica que a iniciativa deverá contribuir com movimentos que atendam ao projeto de captação de água do Rio São Francisco. “Esse pacto representa uma grande aliança entre o Estado e a União. É um instrumento amplo que leva em consideração as necessidades e peculiaridades de cada Estado. Em Pernambuco deverão haver ações direcionadas ao Projeto de Integração do Rio São Francisco, por exemplo”, apontou.

Pacto pela governança 2

A relação entre a Apac e a ANA é de parceria estratégica, permitindo um planejamento integrado da implementação de projetos que serão aplicados na gestão de recursos hídricos. "Com muita satisfação vemos a cooperação que se estabeleceu entre a Apac e a ANA. Acompanhamos a trajetória das duas agências diante da importância de criarmos entidades que se dedicassem exclusivamente a tratar da questão da água", comentou o secretário estadual de Recursos Hídricos e de Saneamento, Almir Cirilo.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Tulio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Turismo) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), além dos deputados federais Fernando Rodolfo, Iza Arruda e Pedro Campos, e os estaduais Mário Ricardo, José Patriota, France Hacker, além de membros da diretoria e superintendência da ANA.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom