• Região Metropolitana 26°C 34°C
  • Mata Norte 24°C 35°C
  • Mata Sul 26°C 33°C
  • Agreste 22°C 35°C
  • Sertão de Pernambuco 21°C 33°C
  • Sertão de São Francisco 24°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

Capibaribe Festival anuncia programação gratuita para a edição 2023

 

Em sua segunda edição, o Capibaribe Festival, que conta com o apoio do CBH-Capibaribe (Comitê de Bacia do Rio Capibaribe) da APAC e muitas outras instituições, unirá cultura e meio ambiente em uma iniciativa que pretende despertar o cuidado coletivo com o rio Capibaribe.

WhatsApp Image 2023 10 11 at 14.59.37

O que é a conferência?

Além das atrações culturais e ambientais, o festival abrigará a Conferência Água+. Este evento multidisciplinar promoverá debates sobre os desafios e soluções para o uso sustentável dos recursos hídricos, reunindo especialistas mundialmente renomados e profissionais da área.

Qual o contexto?

O festival ocorre sob a temática "Vida na Água da Nascente à Foz" e tem como objetivo reabilitar, proteger e ocupar as águas em geral. Esta iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de preservação e restauração dos ecossistemas aquáticos e da cultura em torno do rio, e em especial o Capibaribe.

Diálogos e pertencimento

A programação do Capibaribe Festival, que acontecerá entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro em diversas localidades de Pernambuco, abrigará momentos de diálogo e reflexão, reunindo a comunidade local, especialistas e amantes do meio ambiente em prol da preservação das águas do Capibaribe.

O festival não é apenas um evento cultural e ambiental, mas também um espaço de pertencimento, onde as pessoas são convidadas a se conectar com o rio Capibaribe e a compreender sua importância para a identidade e história de Pernambuco.

Entre as atividades do festival estão a limpeza das águas do Capibaribe, o plantio de mudas para a restauração de sua mata ciliar, o desfile do Floco – Bloco Carnavalesco Fluvial, passeio ciclístico, feira de economia circular e uma diversificada programação de shows. As ações culminarão na expedição à nascente do rio, na cidade de Poção, com o plantio de mudas nas margens do Capibaribe, demonstrando o compromisso com a preservação do rio e suas águas.

“A Conferência Água+ será um espaço de troca de conhecimento, com debates multidisciplinares e apresentações de trabalhos científicos que visam encontrar soluções para a gestão responsável dos recursos hídricos. Através deste evento, esperamos conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental, promover networking e parcerias, e inspirar ações futuras”, afirma Duda Carvalho, diretora geral do festival.

A segunda edição do Capibaribe Festival promete ser ainda mais impactante, com a expectativa de gerar 150 empregos diretos, realizar o plantio de 200 mudas e recolher uma tonelada de lixo das margens do Capibaribe, contribuindo significativamente para a conservação deste rio emblemático.

CONFERÊNCIA ÁGUA+

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Capibaribe Festival irá sediar a Conferência Água+, reunindo sociedade civil, profissionais, pesquisadores e ativistas ambientais de diversas partes do Brasil para discutir a gestão e preservação da água. Os temas abordados incluirão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU relacionados à conservação e uso sustentável dos recursos hídricos, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, além de ação contra a mudança global do clima.

Os debates e soluções apresentados durante a conferência serão consolidados em uma publicação, visando contribuir para a conscientização ambiental e ações futuras na cidade do Recife e no estado de Pernambuco.

A Conferência Água+ contará com a participação de renomados especialistas na comissão científica, bem como palestrantes de destaque, proporcionando um espaço de aprendizado e colaboração. As inscrições de trabalhos científicos para a Conferência segue até o dia 16 de outubro.

IDENTIDADE

O Rio Capibaribe é parte integrante da identidade pernambucana, representando a história, cultura e essência do povo do estado. No entanto, o rio enfrenta desafios significativos de poluição, desmatamento e ocupação inadequada de suas margens. O Capibaribe Festival busca restaurar o equilíbrio e preservar este importante recurso natural, fortalecendo a conexão entre a comunidade e o rio.

SERVIÇO

O que: Capibaribe Festival

Quando: 28 de outubro a 4 de novembro de 2023

Onde:

- Recife - Polo Cultural

- Recife - Polo Científico – Cais do Sertão

- Poção

Outras informações:

- Site: aguamais.org

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Instagram: @capibaribefestival

- Telefone: (81) 997719397

PROGRAMAÇÃO

28 de Outubro - Sábado:

09h - Ação de limpeza do Rio Capibaribe - Rua da Aurora (frente ao TCE)

15h - Desfile do Floco - Embarque no píer da Praça do Marco Zero – (Recife Antigo)

17h - Shows (Cais da Alfândega)

29 de Outubro - Domingo:

15h – Pedalada (Ponto de encontro no Parque da Jaqueira)

30 de Outubro - Segunda-feira (08h às 17h - Vão do Museu Cais do Sertão):

10h - Cerimônia de Abertura

11h - I Mesa Redonda: importância da água na paisagem e na vida das pessoas

13h30 - II Mesa Redonda: Onde estão os rios da cidade?

14h30- III Mesa Redonda: Água como instrumento da mudança

15h30 - IV Mesa Redonda: Comunidades tradicionais e a relação com a água

17h - Encerramento do primeiro dia de evento científico

31 de outubro – Terça-feira (08h às 17h - Museu Cais do Sertão):

10h - V Mesa Redonda: Ações das empresas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

11h - VI Mesa Redonda: Transformação Ecológica - Ações para mitigar o efeito das mudanças climáticas

13h30 - VII Mesa Redonda: Saúde e saneamento: O que isso tem a ver?

14h30 - VIII Mesa Redonda: Caminhos para diminuição da poluição difusa

15h30 - Palestra: Experiência nas férias na Antártida

16h30 - Encerramento e Premiação

4 de Novembro - Sábado (06h às 17h - cidade de Poção):

06h - Plantio de Mudas - Expedição à Poção/PE