• Região Metropolitana 22°C 31°C
  • Mata Norte 20°C 31°C
  • Mata Sul 21°C 31°C
  • Agreste 18°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 36°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 36°C
  • Fernando de Noronha 24°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Apac e Facepe assinam contratação das propostas do Edital de Apoio a Projetos de Prevenção, Preparação e Mitigação de Incidentes Climáticos

 

A Apac em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), assinou nesta quarta-feira (26/10), o termo de outorga do edital (Nº21/2022) Apoio a Projetos de Prevenção, Preparação e Mitigação de Incidentes Climáticos em Pernambuco. Ao todo, oito propostas foram aprovadas, com investimento total de R$ 5,3 milhões, e os projetos já entram em execução a partir de novembro.

Este é um modelo inovador de edital, que se aplica à situação emergencial que vivemos recentemente e para a qual pretendemos estar preparados já no próximo inverno. Afinal, para lidar com o fenômeno dos desastres, são necessárias ações que considerem a sua complexidade não apenas do ponto de vista natural, visto que o problema diz respeito à convergência de várias ameaças no âmbito social e tecnológico, que estão interconectados para a composição da situação de alto risco.

Cada uma das 8 propostas pode alcançar um valor máximo de R$ 800 mil reais, para ser executado no prazo de um ano. Para participar do certame, foram considerados o nível de maturidade social e tecnológica da instituição executora, em modelo de inovação inclusiva, atingindo camadas sociais mais necessitadas. Além de serem desenvolvidas em uma instituição de pesquisa (IES ou ICT), as propostas aprovadas têm parcerias com empresas públicas e privadas, juntamente com as instituições interessada no desenvolvimento do produto.