• Região Metropolitana 21°C 32°C
  • Mata Norte 21°C 32°C
  • Mata Sul 20°C 32°C
  • Agreste 17°C 32°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 34°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Apac cria oficialmente a Gerência de Segurança de Barragens

Focada na melhoria das ações de fortalecimento institucional da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC foi feita mudança no organograma da Agência e criada a Gerência de Segurança de Barragens, desempenhando suas atividades desde o início de março.

Em videoconferência, a Agência Nacional de Águas fez menção honrosa ao desempenho da APAC na atualização cadastral das informações de segurança de barragens.

Entre as atribuições da Gerência de Segurança de Barragens da Apac - GRSB consta a atualização do Cadastro Nacional de Barragens para aquelas outorgadas pela Apac e que as águas forem de domínio do Estado. Além de subsidiar o cumprimento das diretrizes definidas na Política Nacional de Segurança de Barragens - PNSB através da Lei Federal nº 12.334 de 20 de setembro de 2010, visando minimizar riscos de rompimento dos reservatórios, manter a sua integridade estrutural e operacional, bem como a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente.

Também faz parte das atribuições da nova gerência, classificar as barragens quanto ao Dano Potencial Associado (DPA) e Categoria de Risco (CRI), vistoriar periodicamente os reservatórios, subsidiar a elaboração do relatório de segurança de barragens e atualizar as informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança de Barragens - SNISB, junto a ANA.

O atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens ainda é um grande desafio no contexto nacional, mas o Governo do Estado de Pernambuco, através da APAC trabalha para fortalecer as políticas públicas deste importante segmento técnico.