• Região Metropolitana 22°C 32°C
  • Mata Norte 22°C 32°C
  • Mata Sul 21°C 32°C
  • Agreste 17°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 36°C
  • Sertão de São Francisco 21°C 34°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Contrato de Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos é retomado

Agenda

Contrato de Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos é retomado

PERHPE MARCA

 

Pernambuco realiza atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Apac com objetivo de planejar o uso dos recursos hídricos para garantir qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional, contemplando as necessidades de todos os setores usuários de água. ⁣

Como marco inicial, durante o mês de fevereiro de 2020, foram realizados sete seminários preparatórios abertos ao público, em regiões estratégicas, onde foram apresentadas aos participantes as diretrizes da execução do PERH/PE, nas cidades de Recife, Palmares, Caruaru, Serra Talhada, Ouricuri, Salgueiro e Petrolina.

Os eventos marcaram a abertura de um canal de comunicação permanente no qual o cidadão tem oportunidade de participar de forma ativa do processo, a partir da exposição dos problemas relacionados à água em sua região, além de poder sugerir estratégias para gerir este recurso de forma integrada e consciente.

Em virtude da pandemia da Covid19 o contrato foi suspenso em maio de 2020, diante da impossibilidade de realizar as oficinas presenciais que garantem a participação social na elaboração do Plano. No início do mês de setembro o contrato foi retomado e as oficinas serão realizadas remotamente.

A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos iniciou com investimento do Programa de Sustentabilidade Hídrica de PE, financiado pelo Banco Mundial, e a participação social de entidades representadas no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

“A retomada do contrato para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos está sendo realizada com recursos próprios do Governo de Pernambuco, o que mostra a prioridade com que estão sendo tratadas as ações para estruturar o setor hídrico estadual, diante de um momento difícil para economia, devido aos investimentos na área de saúde pública para combater a pandemia da Covid-19”, salienta a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa.

“A importância da atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos como instrumento da Política, como um arcabouço de diagnóstico, prognóstico, possibilidades e prioridades de investimento, tem uma visão de operacional de como será executado, visualizando todos os outros instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, e a Apac como órgão responsável pela implementação dos instrumentos está acompanhando como gestor e participando de todas as etapas da construção desse importante mecanismo.” Resume Suzana Montenegro, presidente da Apac.