• Região Metropolitana 23°C 33°C
  • Mata Norte 22°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 35°C
  • Sertão de Pernambuco 23°C 39°C
  • Sertão de São Francisco 17°C 39°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Presidente da Apac participa de oficina de diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (PERHPE)

Agenda

Presidente da Apac participa de oficina de diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (PERHPE)

 

reuniao 0910

 

Nesta sexta-feira (09), foi realizada a oficina de diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (PERHPE) referentes à região de Recife. O evento aconteceu de forma remota e teve o intuito de apresentar e discutir os principais resultados do levantamento desenvolvido pelo consórcio Profill Alfasigma, responsável pela atualização do Plano.

Foram abordadas questões importantes como disponibilidades hídricas superficiais (rios) e subterrâneas; as várias demandas e usos dos recursos hídricos nas duas regiões – tanto no meio rural (agricultura e pecuária) quanto pela população urbana; cobertura atual dos serviços de abastecimento e qualidade da água.

A atualização do PERHPE é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), por meio da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos. Os seminários aconteceram em fevereiro deste ano, nas cidades de Recife, Palmares, Caruaru, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina e foram abertos à participação popular para que todos tivessem a oportunidade de debater e sugerir estratégias de enfrentamento aos problemas relacionados à água em suas regiões.

Criado em 1998, o PERHPE é responsável pelo planejamento da utilização dos recursos hídricos, em todas as regiões de Pernambuco, com foco no desenvolvimento sustentável e considerando as necessidades hídricas das gerações atuais e futuras.